EnglishEspañolPortuguês

São esperados mais de 60 mil animais na 12ª Campanha contra a Raiva em Porto Velho (RO)

11 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A 12ª Campanha de vacinação contra a raiva animal será realizada pela prefeitura de Porto Velho, através do Centro de Controle de Zoonoses, da secretaria municipal de Saúde, no próximo dia 09 de maio em Porto Velho. Nos distritos a vacinação já está sendo realizada desde o dia 27 de abril. A campanha será estendida até o mês de julho deste ano com o objetivo de vacinar 80% da população canina e 100% da população felina, além de orientar a população quanto às medidas de controle e prevenção da raiva e manter em 0% o índice de casos positivos da doença. Com essa meta, a Semusa deve vacinar cerca de 57.776 animais, 80% da população canina e felina, estimada em mais de 67 mil animais. Os dados são baseados na média de animais vacinados nos últimos dois anos.
A secretaria municipal de Saúde vem desenvolvendo semestralmente Campanhas de Vacinações Antirrábica Canina, com o propósito de estabelecer uma barreira imunológica capaz de impedir o avanço da raiva canina, felina e consequentemente novos casos de raiva humana. Segundo as estatísticas do CCZ, Porto Velho faz parte de uma área de risco porque outros municípios do Estado ainda apresentam casos de raiva humana e animal. Além desse fator, a transmissão de raiva por morcegos na capital ainda é presente. A Raiva é uma doença transmitida ao homem pelo vírus rábico, contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura.
Recomendações
Em razão da aglomeração de animais nos postos nesse dia, favorecendo brigas e possíveis acidentes, recomenda-se aos donos dos animais, evitarem entregar à responsabilidade de crianças, a condução de animais de grande porte. Ao levar o cão ao posto, conduzi-lo preso a uma coleira e guia e animais agressivos com focinheira/mordaça. A vacina é somente para animais com mais de três meses de idade e que não estejam doentes. O animal que tomar a primeira dose da vacina anti-rábica deve receber uma dose de reforço após 30 dias. Não esquecer o cartão de vacinas.
Com informações de Voz de Rondônia

Você viu?

Ir para o topo