EnglishEspañolPortuguês

Projeto que planeja melhorar habitat das aves marinhas é desenvolvido

11 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O projeto Safe Islands for Seabirds (“Ilhas Seguras para Aves Marinhas”, em tradução livre), que visa a melhoria do habitat das aves marinhas, está em desenvolvimento na ilha do Corvo e no ilhéu de Vila Franca do Campo, em S. Miguel, no arquipélago dos Açores, em Portugal.
Este projeto LIFE pretende criar condições para aumentar o número de aves marinhas e a área onde podem ser encontradas e prevê a realização de ações para controlar e erradicar as espécies invasoras.
Os trabalhos de remoção de plantas exóticas já começaram no ilhéu de Vila Franca do Campo, assegurando os responsáveis que estão ser tidos “todos os cuidados para minimizar a perturbação do local”.
O ideia é que os trabalhos decorram antes da época de reprodução dos cagarros, cuja postura tem lugar em finais de Maio.
Na sequência dos trabalhos já realizados, estas aves marinhas já começaram a ocupar zonas do ilhéu onde anteriormente não tinham acesso, devido à invasão de canas.
A situação leva os responsáveis deste projeto a admitir que pode haver um aumento do número de casais de cagarros que circulam pela ilha neste ano.
O projeto é coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), em colaboração com a Secretaria Regional de Ambiente e Mar, Câmara do Corvo e Royal Society for the Protection of Birds.
As aves marinhas são um dos grupos de aves mais ameaçados em todo mundo, principalmente em resultado da introdução de predadores e da destruição ou degradação dos seus habitats.
A invasão de espécies de plantas exóticas tem vindo a dificultar a reprodução das aves marinhas, contribuindo também para a redução do seu número.
O arquipélago dos Açores, pela sua posição geográfica, no meio do Oceano Atlântico, são uma região com reconhecida importância na conservação das aves marinhas.
Fonte: Azores

Você viu?

Ir para o topo