EnglishEspañolPortuguês

Filme 'Terra', da Disney, mostra que a natureza ensina

11 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

No site do filme Terra, que ainda está em cartaz na Capital, pais e professores encontram um material completo para transformar o entretenimento em atividades educativas.
Um caderno com 58 páginas, o Guia do Educador, apresenta um monte de informações sobre os animais que aparecem no filme. Não só dos três astros principais, a baleia jubarte, o urso polar e o elefante africano, mas também de outros bichos como o guepardo, o leão e o grande tubarão branco. No final de cada seção, há propostas de atividades para serem feitas com as crianças.
A Terra e o Sol
O relacionamento entre a Terra e o Sol é o ponto central do filme, que narra a história global viajando de norte a sul para mostrar como a energia solar é importante para o planeta. Aqui, é possível conhecer vários fatos sobre a atmosfera, a inclinação dos planetas, as mudanças de estação, as florestas e o ciclo da água.
As grandes migrações
Os animais do filme percorrem grandes e arriscadas jornadas nas épocas de migração. Uma parte dos animais que migram não irá sobreviver à jornada, mas fazendo a viagem eles garantem a sobrevivência de suas espécies. Essa seção traz curiosidades e explicações sobre as migrações do caribu, da baleia jubarte e de pássaros.
Adaptação e habitat
Terra mostra como existem grandes contrastes entre os ambientes do planeta que os animais chamam de lar. A vida do urso polar, ameaçada pelas transformações em seu habitat com o aquecimento global, é colocada em evidência nessa seção. O elefante africano e a baleia jubarte também precisam enfrentar desafios em casa. O que cada um de nós pode fazer para não dificultar mais a vida deles?
Predadores e presas
O filme impressiona com as cenas de perseguições. As sequências mostram bem como são as relações alimentares e como os predadores conseguem localizar e pegar suas presas. E mostra também o quanto as presas estão adaptadas para detectar e evitar esses predadores.
Ciclos de vida
No filme, os espectadores ficam encantados com a capacidade que as mães têm de lutar por seus filhotes. A seção traz fatos sobre a vida em família dos animais, informações sobre o acasalamento, a gestação e o desenvolvimento dos filhotes.
Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo