EnglishEspañolPortuguês

Pequenos animais também sofrem com a queda de temperatura

9 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Quando a temperatura cai, não são só os humanos que sentem as consequências. Os pequenos animais também podem sofrer e merecem alguns cuidados para ficarem aquecidos nos dias frios. De acordo com a veterinária Marita Toledo, os cães podem adquirir doenças como a gripe canina. “Os sintomas são parecidos com os do nosso resfriado. Com tosse, espirros e coriza nasal”, explica a veterinária.
Por isso, Marita alerta sobre a necessidade de verificar se o animalzinho tomou a vacina contra a gripe. “Ela é dada uma vez por ano e o interessante é aplicar justamente nesta época. Deste modo, os animais estarão protegidos do inverno, que é predominante no mês de julho, no Brasil”, diz a veterinária.
Para garantir uma temporada de frio mais protegida, a dona de pet shop, Cláudia Santos, indica alguns cuidados para manter os mascotes aquecidos no inverno. De acordo com Cláudia, os pelos são uma proteção natural contra o frio. Por isso, se precisar tosar, vale não deixá-los muito curtos. “Se houver muita necessidade, opte por roupinhas para deixá-lo aquecido, principalmente para passear na rua e durante a noite”, afirma.
Cláudia destaca que o ideal é passear com o cão quando estiver sol. “Como no inverno também há dias em que o sol está bem quente, é preciso muita atenção para não queimar as patinhas dos animais. Por isso também a necessidade de colocar sapatinhos”, diz a proprietária.
A frequência de banhos pode continuar semanal, desde que o lugar escolhido seja fechado e tenha água quente. “A pessoa deve tomar bastante cuidado com os ouvidos e procurar secar o pelo do animal, com um secador, para evitar o desenvolvimento de fungos”, alerta Cláudia.
Fonte: Jornal da Cidade

    Você viu?

    Ir para o topo