EnglishEspañolPortuguês

Megaoperação exige desocupação de áreas destinadas à criação de gado

9 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 200 homens do Exército, Força Nacional de Segurança, Polícia Militar e da fiscalização do Ibama, convocados de diversas regiões do país, estão mobilizados para uma megaoperação de desintrusão da Floresta Nacional (Flona) de Bom Futuro, em Rondônia.
A operação será desencadeada a partir de segunda-feira (11/5) e consiste basicamente em combate ao desmatamento, ao roubo de madeira e em notificação para retirada do gado da área. Os levantamentos realizados indicam a existência de 40 mil cabeças de gado criadas na área da Flona.
Os grandes criadores de gado serão notificados e terão no mínimo 180 dias para retirar os animais. A exploração de madeira da floresta, que é crime ambiental, será reprimida com rigor pelas autoridades ambientais.
A área total da Flona é de 270 mil hectares, sendo que 77 mil hectares já foram desmatados. A paisagem onde deveriam existir árvores e animais silvestres foi dominada por pastagens para o gado, lavoura de café e milho.
– Nós vamos controlar o acesso à Flona, zerar o desmatamento, identificar as pessoas que moram na área e realocá-las. Vamos cumprir uma decisão judicial, mas isso vai demandar do Incra planejamento para providenciar o reassentamento de aproximadamente 3 mil pessoas – alertou Paulo Volnei Garcia, do Instituto Chico Mendes em Rondônia.
A retomada do controle da floresta foi determinada pela primeira vez em 2004 pela Justiça Federal. A mais recente decisão judicial sobre Bom Futuro, em abril do ano passado, determinou que o gado seja retirado de lá.
Fonte: Terra Magazine

Você viu?

Ir para o topo