EnglishEspañolPortuguês

Golfinho doente necessita de doações para se recuperar em Guarapari, no ES

9 de maio de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um golfinho fêmeo doente, encontrado no dia 28 de abril na praia de Santa Mônica, em Guarapari (ES), necessita de doações de medicamentos para que possa sobreviver e se recuperar. O animal está instalado na sede do Planet Sub, em Guarapari, onde é monitorado por uma equipe do Instituto Orca. O órgão, que não recebe ajuda governamental e nem particular, precisa de dois tipos de antibióticos para continuar o tratamento do golfinho.
O presidente do Instituto Orca Lupércio Barbosa informou que Ada, nome dado ao golfinho fêmeo, foi encontrada na arrebentação da praia de Santa Mônica durante a noite do dia 28 de abril. O animal estava fraco e não conseguia voltar para o alto mar.
Ada foi levada para um tanque utilizado pelo Instituto Orca dentro do Planet Sub e submetida a exames. As avaliações apontaram que não havia nenhum ferimento externo, mas que o golfinho pode estar com alguma infecção.
Para controlar a infecção enquanto ainda não há um diagnóstico preciso do animal, Ada está sendo medicada com Amicacina 500g, um antibiótico encontrado apenas em hospitais e distribuidoras. O Hospital da Polícia Militar (HPM) fez uma doação de oito ampolas para o tratamento nesta sexta-feira (8), mas o golfinho precisa de quatro ampolas a cada dia. Com isso, a medicação só está garantida até este domingo (10).
Ada apresentou melhora ao longo dos dias em que utilizou o remédio, mas devido à escassez do medicamento, corre risco de piorar novamente caso não consiga novas doações.
Doações
Lupércio Barbosa informou que o Instituto Orca precisa dos antibióticos Amicacina 500g e Cefotaxima 1g. Os dois medicamentos poderão controlar a recuperação do animal, enquanto o órgão busca formas de realizar exames de ultrassom, radiografia e tomografia em Ada.
As pessoas interessadas em doar os medicamentos, devem entregar as doações no próprio Planet Sub, localizado no Clube Siribeira, em Guarapari, ou então na sede do Instituto Orca. O órgão fica localizado na rua São Paulo, nº23, no bairro Praia da Costa, em Vila Velha. O telefone para contato é (27) 3329-4208.
Fonte: Gazeta Online

Você viu?

Ir para o topo