EnglishEspañolPortuguês

Acuados pela invasão humana, animais silvestres são cada vez mais frequentes nas cidades

5 de maio de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Animais silvestres estão invadindo casas de moradores de São José dos Campos. E os causadores dessa presença somos nós, homens, que ocupamos cada vez mais a área deles com a expansão das cidades.
Em um condomínio do bairro Urbanova, o porteiro Virgílio Barros já se deparou com visitantes pouco comuns – um lagarto e um lobo guará, registrados pelas câmeras da portaria e do celular dele. “Não só eu como qualquer outra pessoa deve acionar os órgãos competentes para que alguma providência seja tomada”, comenta Barros.
Em um cativeiro que cuida de animais apreendidos pelo Ibama para depois soltá-los na natureza, o professor responsável acredita que é necessário respeitar o espaço dos animais e viver em harmonia com eles. “Devemos manter com fotografia, observar com binóculos, fazer listagem dos animais que estão chegando, como é feito nos Estados Unidos e na Europa. O brasileiro tem que aprender com isso, e não prender [os animais] em gaiola”, orienta Frederico Lencioni, professor de zoologia.
Como boa parte do habitat destes animais já foi destruída, só nos resta ser educados com os moradores mais antigos daqui. O porteiro Barros já tem essa consciência e dá a dica de cidadão: “Proteger os animais e fazer alguma coisa pra melhorar o meio ambiente, para que nossos filhos e netos não venham reclamar depois que não os conhecem”.
Matar, perseguir, caçar ou mesmo apanhar animais silvestres é crime ambiental, cuja pena pode variar de seis meses a um ano de prisão e também multa.
Fonte: VNews

    Você viu?

    Ir para o topo