EnglishEspañolPortuguês

Manchetes sensacionalistas podem causar distúrbios dietéticos

6 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Um novo estudo na edição desse mês do Journal of the American Dietetic Association causou preocupação desnecessária sobre dietas vegetarianas. O estudo de mais de 2.500 jovens do sexo feminino entre 15 e 23 anos de idade constatou que aquelas que se identificaram como vegetarianas tinham uma tendência maior a ter um peso saudável e melhores hábitos alimentícios do que aquelas que comiam carne. Mas o estudo encontrou também um índice maior de comportamentos ligados a distúrbios alimentares entre essas jovens.
Motivo para preocupação? Na verdade, não. Vários estudos anteriores chegaram a conclusões parecidas, mas mostraram que a maioria dessas adolescentes haviam desenvolvido distúrbios alimentares antes de se tornar vegetarianas. Especialistas do campo já determinaram que algumas adolescentes adotam dietas vegetarianas como uma forma de acobertar suas tentativas de comer menos. É uma das muitas táticas que as adolescentes com distúrbios alimentares usam.
Além do mais, o estudo foi baseado em hábitos dietéticos definidos pelos respondentes. Uma porcentagem alta das meninas que disseram ser vegetarianas não eram, pois comiam galinha e peixe. Quando se analisam dados disponíveis sobre o assunto com mais atenção, não há indicação de que adolescentes vegetarianas tenham mais tendência a desenvolver distúrbios alimentares do que as que são onívoras.
Quando as adolescentes decidem tornar-se vegetarianas ou veganas, geralmente o fazem por razões éticas. Uma consequência positiva é que as vegetarianas adolescentes desfrutam de algumas vantagens ligadas à saúde. Adolescentes que evitam carne e bebem leite de soja em lugar de leite de vaca podem diminuir o risco vitalício de desenvolver câncer de mama.
Os pais devem ficar alertas aos sinais vermelhos dos distúrbios alimentares: preocupação com o peso, rituais elaborados em torno da comida, perda de peso e exercício excessivos, negação da fome, falta de emotividade. Estes, e não uma dieta vegetariana, são os sinais de distúrbios alimentares.
Fonte: http://www.examiner .com/x-5670- Seattle-Vegan- Examiner~ y2009m4d2- Vegan-and- vegetarian- diets-dont- promote-eating- disorders

Você viu?

Ir para o topo