EnglishEspañolPortuguês

Mais bugios aparecem mortos em Santa Cruz

2 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

A Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul recebeu novos comunicados de óbitos em bugios em regiões do interior. Até ontem havia 32 animais sob suspeita e oito foram encaminhados para análise. Os resultados ainda não chegaram.
A morte de bugios serve de indicativo para a presença do vírus causador da febre amarela, que é transmitida por mosquitos do gênero haemagogus. O contágio ocorre após o inseto picar o primata contaminado e atingir humanos.
De acordo com o médico veterinário da vigilância, Paulo Rutkowski, as mortes de animais seguem sob investigação, mas não devem resultar em novas estratégias. “O procedimento é vacinar e isso já estamos fazendo”, disse.
A recomendação é de que bugios sejam preservados. Além de correrem risco de extinção esses animais são considerados sentinelas para a febre. A morte é considerada crime ambiental.
Região mobilizada
Venâncio Aires – A vacinação contra a febre amarela começou ontem no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Hoje e amanhã a equipe estará no local das 7h30 às 17 horas. No sábado e domingo, a vacinação será das 9 horas às 17 horas. É necessário apresentar carteira de vacinação, tanto adultos quanto crianças. No interior, o roteiro de hoje começa pela Escola Alcebíades Moreira em Alto Paredão (entre 9h30 e 11 horas) e Escola Vieira da Cunha em Alto Paredão (entre 11h30 e 14 horas) •• Vale Verde – A Secretaria de Saúde de Vale Verde começou ontem a vacinação contra a febre amarela. O município recebeu mil doses que estão sendo aplicadas no posto de saúde e em pontos itinerantes. Na Escola Adélia, a aplicação ocorre hoje à tarde, e na escola José Bonifácio, amanhã à tarde. Já no Balneário Monte Alegre, será na próxima segunda feira.
Fonte: Gazeta do Sul

Você viu?

Ir para o topo