EnglishEspañolPortuguês

Deputados querem equiparar tráfico de animais ao de drogas

5 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa vai elaborar uma lei estadual em parceria com o Ibama para tratar com mais rigor a questão do tráfico de animais.
Durante uma operação realizada neste sábado, na feira livre de Honório Gurgel, onde cerca de 25 pássaros silvestres foram apreendidos e três pessoas detidas, o presidente da CDMA, deputado estadual André do PV, disse que encaminhou ao Ministério do Meio Ambiente uma proposta, para levar ao Congresso, de equiparação do tráfico de animais silvestres ao de drogas
– Essa equiparação tem que ser feita. É bom lembrar que quem compra animais silvestres está cometendo um crime de receptação – afirmou André do PV, que fará uma Audiência Pública sobre o caso.
Depois da apreensão da manhã deste sábado, as aves foram levadas para o Centro de Triagem de animais silvestres do Ibama e as três pessoas conduzidas para Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Intitulada “Gaiola Aberta”, a operação contou com a participação do Ibama, Batalhão Florestal e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Essa foi a terceira operação da CDMA em feiras livres. A primeira aconteceu na Tijuca e a segunda em Duque de Caxias, onde 500 animais foram recapturados.
Além da Audiência Pública, a CDMA está preparando cartilhas educativas que serão distribuídas em escolas e feiras livres.
– Queremos conscientizar a população para não comprar animais silvestres. Encontramos espécimes raras hoje como os pássaros Currupião e Chanchão – lembrou o deputado, que recebe semanalmente em seu gabinete, denúncias sobre maus tratos a animais.
De março de 2008 até fevereiro 2009, a CDMA, através do Disque Meio Ambiente 0800-2820230, recebeu mais de 2.100 denúncias sobre atentados ao meio ambiente Deste total, 20% foram referentes a maus tratos a animais. A CDMA estabeleceu um convênio com a Fundação RIOZOO para que essa receba parte destes animais recapturados em feiras, como uma forma de ajudar a desafogar outros centros de triagem do Rio, como o Cetas do Ibama.
Fonte: JB Online

    Você viu?

    Ir para o topo