EnglishEspañolPortuguês

Ave amazônica atrai curiosos em Londrina

4 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um morador de Londrina, cidade no interior do Paraná, ficou espantado ao ver uma ave desconhecida no quintal de sua casa, na rua Uruguai, no centro da cidade. Com um chifre na cabeça, grandes patas e esporões nas asas, a ave exótica atraiu a curiosidade dos habitantes da cidade.
De acordo com a médica veterinária Marta Brito Guimarães, do laboratório de aves da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, a ave em questão é uma anhuma (Anhima cornuta). “É tipicamente amazônica, com um apêndice frontal (chifre) implantado no crânio”, explica.
Ela habita pântanos até pequenos brejos e lagoinhas dentro da mata, e, segundo Marta, pode ter chegado à cidade por ter seu habitat comprometido de alguma forma.
As anhumas são encontradas em quase toda a Amazônia, chegando até o interior do Ceará, Bahia e Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo e Paraná.
Os esporões que existem no encontro das asas são, de acordo com a médica, armas poderosas em caso de usarem as asas na defesa do ninho.
Os bombeiros foram acionados, mas a ave partiu antes que eles pudessem chegar ao local.
Fonte: Terra

    Você viu?

    Ir para o topo