EnglishEspañolPortuguês

Família de gorilas passa bem após invasão no parque nacional de Virunga

29 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco  (da Redação)
Conflitos com rebeldes e a invasão destes no Parque Nacional de Virunga, único habitat dos Gorilas das Montanhas, impediu os ambientalistas de monitorar e proteger as famílias de gorilas com as quais  vinham mantendo contato.
No entanto, houve no início de dezembro uma trégua por parte dos rebeldes em função de algumas negociações com a ONU e o governo congolês. O período de semicalmaria possibilitou o retorno dos guardas florestais ao parque e eles tiveram uma grata surpresa: encontraram a familia Kabirizi , lembrando que o nome é dado de acordo com o silverback (gorila-líder) que comanda o grupo, com bebês e seus membros em bom estado de saúde. Os Kabirizi são as novas gerações do gorila Diddy, que ficou famoso pelo filme Na Montanha dos Gorilas, sobre a vida de Dian Fossey. Diddy estabeleceu um contato próximo com a bióloga e foi morto por caçadores.
Os gorilas são identificados por meio do formato de seus  narizes. Não há nenhum nariz igual ao outro. Uso o termo nariz e não “focinho” porque gorilas são primatas evoluídos, da mesma linha evolutiva que inclui os humanos, os chimpanzés, os orangotangos e os bonobos. Podem não ser tão evoluídos quanto nós sob alguns aspectos, mas também são considerados primatas evoluídos os great apes grandes primatas.
Gorila
Gorila
Gorila
Gorila
Gorila
Gorila
Lista de indentificação pelo nariz
Lista de indentificação pelo nariz
Gorila
Gorila

    Você viu?

    Ir para o topo