EnglishEspañolPortuguês

Começa campanha de vacinação antirrábica

16 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O Distrito Federal começa no dia 25 de abril a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos da área urbana. A campanha será realizada nos dias 25 de abril e 9 de maio, em postos fixos instalados, em sua maioria, em frente a estabelecimentos como Centros de Saúde, Núcleo de Inspeção Sanitária, escolas públicas e privadas, comércios, praças, igrejas, residências.
A vacinação contra raiva em cães e gatos ocorre geralmente em agosto e setembro, mas por causa de uma demora no repasse das doses pelo Ministério da Saúde no ano passado, a vacinação de 2009 foi adiantada. Na área urbana a campanha estava prevista para dezembro de 2008, logo depois da vacinação na área rural realizada no dia 22 de novembro, mas segundo Diretoria de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde não ocorreu.
A campanha é feita anualmente e a estimativa é de que 240 mil animais recebam a dose. Há oito anos o DF não registra um caso de dengue, o último foi em 2000. A raiva é uma doença transmitida por animais e atinge os mamíferos, inclusive o homem, e pode levar à morte. A transmissão da doença acontece quando o vírus da raiva, presente na saliva do animal infectado, penetra no organismo, através da pele ou mucosas. Isso pode acontecer por meio de mordidas, arranhões, lambidas ou pelo contato com a mucosa dos animais infectados.
O que fazer
Ao identificar cães e gatos com suspeita de raiva os donos devem isolar os animais e procurar ajuda especializada. No caso de uma pessoa ser agredida por qualquer animal, ela deve lavar imediatamente a ferida e procurar um posto de saúde para tomar a vacina ou soro antirrábico. Se a agressão for por cães e gatos, os animais devem ser confinados por dez dias para observação de sintomas da doença. Se o animal morrer é preciso informar imediatamente o centro de zoonoses.
Serviço
25 de abril: Samambaia, Ceilândia, Taguatinga, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Gama e Santa Maria.
9 de maio: Asa Norte, Asa Sul, Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste, Brazlândia, São Sebastião, Lago Sul, Jardim Botânico, Lago Norte, Varjão, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way, Guará I e II, Estrutural, Vicente Pires e C. A. Samambaia, Sobradinho I e II, Planaltina, Paranoá, Itapuã e Águas Claras.
Fonte: Brasília em Tempo Real

    Você viu?

    Ir para o topo