EnglishEspañolPortuguês

Gatos medrosos e os florais de Bach

13 de abril de 2009
3 min. de leitura
A-
A+

“O medo, na realidade, não tem lugar no reino humano natural, já que a divindade dentro de nós, que somos nós próprios, é invencível e imortal; e se apenas nos déssemos conta disso, nós, como filhos de Deus, não teríamos nada a temer”.
(Edward Bach)
Medo é um sentimento (imaginário ou não) de ameaça, pavor, temor, receio. O medo vem de estímulos de ameaça à vida – reais ou não.
Os gatos, como os humanos, têm temperamentos diferentes. Uns são agressivos, outros tímidos, alguns sociáveis e outros medrosos. Muitos gatos medrosos irão se esconder das visitas e vão se “defender”, caso sintam-se ameaçados. O animal, diante de uma situação de perigo, só vai poder lutar ou fugir – tudo vai depender da situação.
Geralmente, os gatos apresentam um temperamento medroso quando não foram socializados – a socialização é um processo pelo qual um animal aprende como reconhecer e interagir com as espécies com as quais convive (a socialização ocorre ente 2 e 9 semanas).
Um filhote deve ser exposto a estímulos ambientais, o máximo possível, para ter maior chance de desenvolver um temperamento sociável e adaptação a qualquer circunstância.
Florais de Bach
O Dr. Edward Bach, médico inglês, desenvolveu uma medicina natural para tratar a saúde emocional e espiritual, em torno de 1930, descobrindo 38 essências florais que são essências preparadas a partir de flores, arbustos e plantas que crescem espontaneamente, cada uma para um estado emocional específico.
Os florais de Bach atuam por meio do tratamento do indivíduo e não da doença ou dos seus sintomas. Os florais tratam os estados de alma negativos, os quais não são “combatidos”, pois isso lhes conservaria a energia. Mas são inundados por ondas de energia harmoniosas. Segundo o Dr. Bach, essas energias negativas, com a vibração das essências, “se derretem qual neve à luz do sol”. Os florais de Bach começam a atuar no corpo sutil, vão atravessando as várias camadas até chegar ao corpo físico, mais denso, melhorando a qualidade de vida da pessoa ou animal.
Os florais não são alopatia nem homeopatia nem fitoterapia. São uma terapia energética, vibracional, podendo ser usada com quaisquer outras terapias, com quaisquer outras medicações.
As descobertas do Dr. Bach representam uma abordagem revolucionária no campo do tratamento físico e emocional. Não importa qual seja a doença manifestada no corpo físico ou no mental ou no emocional – a causa primária dessa condição pode ser erradicada.
Os remédios do Dr. Bach podem ser aplicados na maioria das circunstâncias. O Dr. Bach experimentou a medicação floral em animais e concluiu que as essências para os sintomas deles são as mesmas dos humanos. Ele tratava seu cachorro com elas, assim como Nora Weeks, sua colaboradora e assistente cuidava dos vários gatos que pertenciam a ela.
Os florais são recomendados de acordo com o temperamento do animal.
Cada animal é diferente com seu temperamento individual e uma visão individual de mundo.
Florais indicados para tratar a personalidade do gato medroso
Esta lista não é um guia – é, meramente, uma sugestão.
–         mimulus
Trata o medo de coisas conhecidas, a timidez e o acanhamento.
–         rock rose
Trata o terror, o pânico. É um grau acima do mimulus. Pânico de trovão é diferente de medo de trovão. Quando o animal treme, baba, parece frio ao ser tocado.
–         cherry plum
Trata comportamentos incontroláveis. Descontrole mental, emocional, etc.
–         aspen
Trata medos e preocupações de origem desconhecida. Os medos inconscientes. Pressentimentos.
–         red chestnut
Medo de que aconteça algo de ruim com os seres queridos. Exemplo: fêmeas que não deixam ninguém se aproximar dos filhotes.

    Você viu?

    Ir para o topo