EnglishEspañolPortuguês

CCZ pretende aumentar o número de adoção de animais

12 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Durante todo o ano de 2008, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Cuiabá recolheu 574 cães e gatos, dos quais 20% conseguiram ser adotados. Para aumentar ainda mais esse percentual, o CCZ firmou uma parceria com o blog “Adote Cuiabá”, para intensificar a divulgação dos animais dispostos para adoção porque cerca de 10% dos processos de adoção não são finalizados por desistência do interessado.
Antes da exposição para a adoção, os animais – cães e gatos sadios, de ambos os sexos e de faixa etária diversificada – são submetidos a uma série de procedimentos. Primeiro é feito o cadastramento, em seguida o exame para leishimaniose, nos cães.
Posteriormente todos eles são vacinados e encaminhados para o novo proprietário, quando houver o interesse.
Para se tornar um doador, o interessado deve informar a espécie desejada (cão ou gato), a finalidade do animal (guarda, estimação ou companhia), disposição do espaço (casa ou apartamento), faixa etária dos integrantes da família (crianças, idosos ou adultos), idade preferida do animal (filhote ou adulto), porte (grande ou pequeno) e o sexo (macho ou fêmea).
“Mas para a adoção, a gente orienta que a posse responsável significa cuidar do animal e assumir total responsabilidade por toda e qualquer atitude dos bichos, mantendo-os em perfeitas condições de saúde, cuidados e afeto”, destaca a coordenadora do CCZ, Caroline Sena. “O dono deve ter ainda outros importantes cuidados, como alimentação, abrigo, domiciliação, higiene (do animal e do ambiente), proteção e vacinação para garantir a qualidade de vida do animal”, completa Caroline.
Fonte: 24 Horas News

    Você viu?

    Ir para o topo