EnglishEspañolPortuguês

Jaguatiricas de proveta comemoram 1 ano e 3 meses de vida no interior de SP

11 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma organização não-governamental em Jundiaí, a 58 quilômetros de São Paulo, comemora um ano e três meses de vida das primeiras jaguatiricas de proveta nascidas na América Latina.
Os filhotes Lua e Bah fazem parte de um experimento inédito realizado na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. Eles foram gerados por inseminação artificial. Embriões congelados há 5 anos foram transferidos para o útero de oito fêmeas e três filhotes nasceram. Apenas um não sobreviveu.
Segundo os pesquisadores, os dois animais são prova de que a técnica foi um sucesso. Os felinos foram monitorados durante toda a gestação, parto e primeiros meses de vida.
Há cerca de 50 embriões congelados de jaguatirica e dez de gato-do-mato pequeno. Em julho, a ONG planeja fazer novas inseminações utilizando materiais genéticos das duas espécies. Com a tecnologia, é possível garantir a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção.
A coordenadora do projeto, Cristina Adania, acredita que em breve poderá utilizar a mesma técnica com felinos de porte maior, como a onça pintada, que está cada vez mais difícil de ser encontrada nas matas brasileiras.
Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo