EnglishEspañolPortuguês

Em perigo iminente de extinção

11 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco  (da Redação)
Muitas pessoas, no mundo todo, jamais ouviram falar dele. Pudera. Restam apenas entre 250 e 300 indivíduos do Cross River Gorilla – a espécie de gorila mais ameaçada de extinção e que vive na fronteira entre Camarões e Nigéria. Menos peludos e com uma coloração mais amarronzada que os gorilas-das-montanhas, o Cross River Gorilla recebeu esse nome porque se desenvolveu ao longo do Rio Cross, que corta várias áreas de Camarões.
A espécie, segundo pesquisas recentes, está em perigo iminente de extinção. É o último estágio antes de desaparecer por completo, no máximo, entre 10 e 15 anos. As ameaças a esses gorilas são praticamente as mesmas que também estão levando outras espécies de grandes primatas à extinção: caça para tráfico ou consumo de carne, exploração madeireira e avanço da agricultura em seu habitat natural.
Vivendo em estado selvagem, sem qualquer aproximação com seres humanos e de natureza bastante arredia, o Cross River Gorilla tem sido, inclusive, uma espécie difícil de ser estudada. O que se sabe deles é que, como os demais gorilas, são vegetarianos, vivem em grupos de até 20 indivíduos e as fêmeas só engravidam a cada 4 ou 5 anos, deixando a espécie ainda mais fragilizada.
Um raro documentário feito por pesquisadores em Camarões retratou, no entanto, um comportamento diferenciado. Foram registrados conflitos entre gorilas usando pedras e uma espécie de massa feita com grama e terra amassadas. Um comportamento que lembra os primórdios da raça humana descobrindo as primeiras armas para ataque e defesa pessoal.
Ações para conter a extinção
No ano passado o governo de Camarões criou o Parque Nacional de Takamanda a fim de proteger as áreas onde se encontram cerca de 115 gorilas dessa espécie, o que corresponde a um terço da população total. Mas, como em todo parque nacional, o problema ainda é a fiscalização.
Para ajudar no combate ao tráfico e caça para consumo da carne desses gorilas, a African Conservation Fundation (ACF) tem feito alguns trabalhos de campo junto à população local. O objetivo é encorajar os caçadores a se converterem a guardas florestais aproveitando o conhecimento que eles já possuem da selva. Também tem sido feito um trabalho de incentivo a plantio de alimentos básicos e conscientização com as crianças. Depois do Cross River Gorilla, a segunda espécie de gorila que mais corre risco de extinção é o gorila-das-montanhas, que conta com 720 indivíduos, entre as fronteiras de Ruanda, Uganda e República Democrática do Congo.

    Você viu?

    Ir para o topo