EnglishEspañolPortuguês

Berlim permite caça de javalis no centro da cidade

11 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

O aumento no número de javalis em Berlim levou a prefeitura da capital alemã a permitir a caça desses animais. Calcula-se que existam mais de 10 mil javalis andando livremente pela cidade.
“Acreditamos que esse fenômeno (do aumento no número de javalis) ocorreu porque tivemos invernos muito brandos”, disse à BBC a representante do departamento de caça da prefeitura de Berlim, Sabine Kopetzki.
“No ano passado foram caçados 3 mil javalis na cidade, sendo que mais de 500 foram mortos em pleno centro”, disse Kopetzki. Segundo ela, esses números já representam um aumento de 60% em relação a 2007.
Em todo o território alemão, o número de javalis caçados em 2008 chega a meio milhão, um crescimento de 66% em relação a 2007, de acordo com Kopetzki.
Entre os caçadores, há alguns especializados em animais selvagens, que vendem a carne de javali por um preço médio de US$ 20 por quilo.
Aumento
Segundo a representante do portal de amigos dos javalis wildschwein.net, Kristina Scherer, muitas das causas do aumento no número de javalis nas cidades são provocadas pelos humanos.
“Fatores como as mudanças climáticas, a crescente urbanização, que reduz os espaços naturais para os javalis, e também os caçadores, que os atraem para as cidades com comida, fizeram com que deixassem seu habitat natural”, disse Scherer à BBC.
Alguns especialistas afirmam que os javalis urbanos ficaram mais domésticos e frequentemente se aproximam das pessoas para pedir comida. Isso não significa, porém, que tenham se tornado inofensivos, alertam especialistas. “Caso sintam-se ameaçados, podem ser perigosos”, diz Kopetzki.
Nem todos os berlinenses concordam com a permissão para a caça e muitos acusam os caçadores de mera crueldade. A representante do portal de amigos dos javalis diz que é preciso encontrar uma maneira de levar esses animais de volta aos bosques.
Kopetzki, do departamento de caça, afirma, porém, que a tarefa é difícil. “Os javalis que nascem na área urbana ficam nela para sempre. Se forem levados para o bosque, vão acabar voltando para a cidade”, diz.
Fonte: BBC Brasil

    Você viu?

    Ir para o topo