EnglishEspañolPortuguês

Filhote de golfinho é encontrado encalhado na praia de Jacumã

9 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um filhote de golfinho popularmente conhecido como baleia-piloto foi encontrado encalhado na beira da praia de Jacumã, litoral norte do estado do RN, na manhã desta quarta-feira (08). O animal é uma fêmea e tem em média 1,70m e cerca de 70 quilos.
A presença do animal na praia foi notada por um buguiero que chamou os biólogos do Projeto Cetácios. O grupo, em parceria com o Ibama e a Polícia Ambiental, levou o filhote para o Aquário Natal, na praia da Redinha, para receber os cuidados necessários.
Segundo Mariana Gondin, bióloga do Projeto Cetácios, os profissionais preferiram levar o animal para o aquário do que soltar no mar. “Nós ainda tentamos devolver ao mar, mas ele voltou. Então preferimos levar para o Aquário porque seria muito difícil ele sobreviver do jeito que estava”.
Após ser levado para o Aquário o animal será acompanhado por veterinários e tomará medicamentos para tratar alguns machucados. “Iremos observar como ele fica esses dias, tratar e cuidar, para poder pensar em devolver para o mar”.
O encalhamento de animais no litoral do Estado vem crescendo nos últimos anos. A afirmação é de Lidio França, coordenador do Projeto Cetácios. Segundo ele, o aumento está relacionado com a atividade pesqueira, em sua maioria. Porém, o caso do golfinho não se encaixa neste caso, pois o animal não possuía marcas de rede. “Essa espécie é mais difícil. A causa do encalhamento está mais para ser natural. Teremos certeza após a realização de exames”.
Fonte: Tribuna do Norte Online

    Você viu?

    Ir para o topo