EnglishEspañolPortuguês

Alerta de cachorro salva família de terremoto em L'Aquila

9 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Uma família da cidade de L’Aquila atingida pelos fortes tremores que ainda abatem a Itália deve a vida à mascote Shaula, cão pastor de apenas 7 meses. Na madrugada de segunda-feira, Shaula começou a latir incessantemente cerca de 20 minutos antes do maior golpe sísmico vivido pelos habitantes da região de Abruzzo, acontecido por volta das 3h30.
Três minutos antes do tremor, o pedreiro Vicenzo Breglia, 44 anos, saltou da cama e acordou a mulher. “Vamos arrumar as coisas, é terremoto”, disse, lembrando que na noite anterior, pouco antes de outro abalo, Shaula já havia dado o alarme da mesma forma. O sinal da heroína de estimação salvou Breglia, a mulher e a filha de apenas 1 ano. “Cerca de 1 minuto antes já estávamos com as malas prontas, tivemos tempo de sair antes de ver tudo desmoronar”, conta.
No momento de maior caos, no entanto, a família não teve como retribuir o aviso de Shaula, que ficou bloqueada por escombros em uma parte da garagem e não teve como ser salva. “Foi um dos piores momentos”, recorda Breglia. O aperto no coração de Vicenzo durou três dias, com chamadas constantes para o corpo de bombeiros e defesa civil.
“Eles diziam que havia dezenas de animais perdidos e que não seria possível priorizar”. Na manhã desta quarta-feira, Vicenzo Breglia resolveu arriscar a própria vida. Desobedecendo ordens oficias de não retornar à casa atingida, ele foi até lá e encontrou a fiel companheira, sem água e comida durante todo o tempo, viva. “Ela estava feliz”.
O prédio onde a família Breglia morava com outros 10 vizinhos foi parcialmente destruído e está inabitado. Sua experiência como pedreiro diz que a estrutura precisará ser demolida. Shaula é hoje mais uma das tantas moradoras provisórias das tendópolis.
Fonte: Terra

    Você viu?

    Ir para o topo