EnglishEspañolPortuguês

Velho gorila Mufanzala morre aos 40 anos

8 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

O venerável Mufanzala, chefe de uma família de 18 gorilas de planície do parque de Kahuzi-Biega, no leste da República Democrática do Congo (RDC), morreu aos 40 anos, vítima de um abcesso no fígado e não da febre de ebola, informou hoje (08/07), naquela localidade, o conservador do Parque.
Após a morte aos 40 anos em finais de março, de Mufanzala, circularam boatos entre os ribeirinhos do Parque, situado na província do Sul-Kivu, sobre uma eventual epidemia da febre homorrágica de ebola. O vírus está sempre presente no antigo Zaire e ele pode ser transmitida pelos macacos, uma vez que a sua carne, bem apreciada, é consumida pelos humanos. “Mufanzala morreu de um abscesso no fígado, não do vírus da febre ebola, contrariamente aos rumores veiculados por alguns”, precisou o conservador Radar Nishuli.
Mufanzala tinha sucedido à frente da família ao seu pai quando este, “Mubalala” (o viajante), foi assassinado em 1998, pelos grupos armados que atuavam no leste da RDC.
Cerca de 130 gorilas de planícies orientais vivem no parque, em alta altitude, precisou o seu conservador. Trata-se de uma espécie protegida, como a dos gorilas-das-montanhas, e a sua quantidade está avaliada em 12 mil na RDC. A sua esperança de vida ronda entre os 45 e 60 anos.

    Você viu?

    Ir para o topo