EnglishEspañolPortuguês

Ponto de vista: veganismo e vitamina B12

8 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Tanta controvérsia por causa de uma vitamina tão pequena. Uma colher de chá de B12 poderia suprir as necessidades de 100 pessoas pelo resto de suas vidas. Mas os veganos inteligentes sabem que eles precisam suplementar suas dietas com B12. As únicas fontes confiáveis não animais são alimentos fortificados ou suplementos.
Então como podemos defender uma dieta que não pode fornecer todos os nutrientes essenciais sem suplementação?
Na verdade, o que sabemos sobre a B12 confirma o argumento pró-vegano. O corpo humano conserva vitamina B12 de forma incrivelmente frugal. Ele a recicla e armazena tão eficientemente, que a maioria das pessoas tem o suficiente guardado em seus fígados para durar anos. Isso sugere que os humanos evoluíram em um ambiente onde a B12 era escassa. Nossos ancestrais provavelmente podiam obter o que precisavam consumindo plantas e pela água contaminada com a bactéria que produz a B12. Como nós sabemos que há muitas vantagens em consumir comida limpa, faz mais sentido obter B12 de suplementos.
A situação não é diferente da nutrição de vitamina D. Os humanos evoluíram para produzir vitamina D quando a pele é exposta à luz do sol. Mas tendo em vista os riscos de câncer de pele, é mais inteligente obter vitamina D por meio da comida. E isso quer dizer comida fortificada, já que a vitamina D é escassa na rede natural de comida.
Os veganos não são os únicos que precisam suplementar-se com vitamina B12. Nutricionistas oficiais hoje em dia recomendam que as pessoas com mais de 50 anos tomem suplementos de B12. Problemas relacionados com a idade, tais como problemas de audição e perda de memória, às vezes são consequências da deficiência de vitamina B12. Isso porque a habilidade de digerir B12 derivada de produtos animais diminui com a idade. A B12 em suplementos e comidas fortificadas é muito mais facilmente digerida. Parece que uma dieta vegana não é menos natural do que viver mais do que 50 anos!
Fonte: Examiner
Tradução: Lobo Pasolini

    Você viu?

    Ir para o topo