EnglishEspañolPortuguês

Peixes-boi reintegrados à natureza são monitorados no AM

8 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Dois peixes-boi estão sendo monitorados por pesquisadores nas águas do Rio Cueiras, afluente do Rio Negro, em Manaus. Eles foram soltos em uma área indígena, onde os moradores não permitem a caça da espécie.
Os peixes-boi chegaram filhotes e estão quase adultos. Ficaram mais de dez anos nos tanques do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). No último fim de semana, eles foram reintegrados à natureza. A retirada dos tanques e o transporte até o Porto do Tarumã aconteceu durante a noite.
Na comunidade Nova Esperança, no Rio Cueiras, dezenas de pessoas queriam ver os animais de perto, a maioria crianças e adolescentes. E, em uma área afastada, os animais foram colocados num tanque rede. Eles receberam um cinto e um aparelho de transmissão de dados.
O monitoramento é feito por um sistema de comunicação chamado de raio telemetria. Ele é composto de um cinto transmissor instalado na cauda do peixe-boi, uma antena que retransmite o sinal e um aparelho que capta o som a uma distancia de até três quilômetros em área aberta, sem vegetação.
O Rio Negro não é farto em alimento para o peixe-boi. Mesmo assim, os cientistas acreditam que, no local, os animais terão proteção. Os próprios ribeirinhos não permitem a captura da espécie.
Fonte: Globo

    Você viu?

    Ir para o topo