EnglishEspañolPortuguês

Onça-parda morre atropelada em trecho da BR 101 que atravessa reserva no Espírito Santo

8 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Uma onça-parda, também conhecida como suçuarana, foi atropelada e morta no trecho da Rodovia BR 101, que corta a Reserva Biológica de Sooretama, no norte do Espírito Santo. Acidentes envolvendo animais silvestres no local, conforme funcionários da unidade, são frequentes. O analista ambiental, Valdir Martins Santos, afirmou que pelo menos um animal é atropelado por dia entre os quilômetros 100 e 106, trecho que passa na área da floresta.
As vítimas mais comuns são animais da base da cadeia alimentar, como tatu, paca, gambá, entre outros.
Em 2002, relatou o analista ambiental, a vítima foi uma onça pintada, o mesmo ocorrendo em 2007, só que desta vez a carcaça do animal não foi encontrada.
A onça atropelada ontem era do sexo masculino. Tinha cerca de quatro anos e pesava em torno de 60 quilos. Sua carcaça foi encaminhada para pesquisa no Museu de Biologia Mello Leitão, localizado no município de Santa Teresa, na Região Serrana.
Valdir destacou que a principal ameaça à vida dos animais da reserva é representada pela alta velocidade com que os veículos são conduzidos no trecho. De acordo com ele, várias alternativas já foram discutidas para tentar resolver o problema, mas nenhum projeto foi viabilizado até então.
Fonte: O Globo

    Você viu?

    Ir para o topo