EnglishEspañolPortuguês

Em 2 dias, 1,6 mil animais vacinados contra raiva em Corumbá

8 de abril de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Em apenas dois dias de campanha, agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura Municipal, já vacinaram 1,6 mil animais (cães e gatos) contra a raiva na área urbana de Corumbá. A imunização faz parte da primeira etapa e começou pelo bairro Universitário na segunda-feira. Nesta quarta-feira, os vacinadores continuam no bairro Maria Leite e somente amanhã, quinta, devem iniciar os trabalhos no Centro América.
O cronograma, conforme a veterinária Walkíria Arruda, do CCZ, sofreu alterações. “A previsão era imunizar os animais no Universitário na segunda-feira. No entanto, os trabalhos se estenderam e ainda hoje, quarta, estamos com uma equipe na região, concluindo a vacinação”, disse. Ela ressalta que, no Maria Leite, a campanha começou ontem e prossegue nesta quarta-feira.
Soldados do Exército Brasileiro estão atuando junto aos agentes na campanha. Eles integram as 13 equipes comandadas pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, para cumprir uma meta de imunizar 23 mil animais na área urbana de Corumbá.
Devido à circulação viral na região, a vacina está sendo feita de casa em casa. Corumbá não registra caso desde julho de 2008. No entanto, este ano, dois já ocorreram, um em Puerto Suarez, na Bolívia, e o outro em Ladário. A ação, de segunda a sexta, está sendo desenvolvida por 13 equipes, cada uma com três pessoas. No sábado, o número sobe para 17, com a entrada dos agentes comunitários de saúde.
Depois do Maria Leite, o cronograma da Secretaria Executiva de Saúde Pública prevê atendimento no Centro América, Previsul, Industrial, Cristo Redentor, Guatós, Nova Corumbá, Guarani, Jardim dos Estados, Popular Velha, Nossa Senhora de Fátima, Aeroporto, Dom Bosco, Generoso, Arthur Marinho, Cervejaria, Beira Rio e centro da cidade. A previsão é que a campanha seja encerrada em 6 de maio.
Fonte: MS Notícias

    Você viu?

    Ir para o topo