Animais cometem suicídio?


Mesmo quando contam com poderosos ferrões ou presas capazes de injetar veneno em suas caças, animais como escorpiões e cobras são incapazes de cometer o suicídio, inclusive quando confrontados com uma situação de perigo, segundo os professores Pedro Gnaspini e Miguel Trefaut, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP). “Não há evidencia científica nenhuma quanto a isso”, diz Trefaut.

A idéia de que animais podem se suicidar é sustentada principalmente por um popular mito de que escorpiões, quando colocados no centro de um círculo de fogo, injetam-se veneno para morrer antes de sofrer com as queimaduras. Segundo Gnaspini, o que ocorre, nesses casos, é uma falsa idéia de que o animal tenta se matar, o que já seria impossível porque os escorpiões normalmente são imunes ao veneno de sua espécie.

Em uma situação como essa o escorpião morre, na verdade, de desidratação devido ao calor do fogo. Na hora em que perde a vida, o animal contrai sua musculatura, incluindo o rabo. Com isso, o aguilhão se volta contra o corpo, o que dá a impressão de uma tentativa de suicídio. “Quando a cauda se contrai ele já não tem mais controle muscular”, reforça Gnaspini.

Mesmo não havendo registro de suicídios entre os animais, Gnaspini destaca a existência de uma prática próxima disso entre os machos das aranhas viúvas-negras, que têm esse nome pelo fato de as fêmeas, em alguns casos, matarem os machos para comer seus corpos logo após o acasalamento.

Acontece que nem sempre a fêmea tenta matar o “companheiro”, que pode aproveitar para fugir, mas, às vezes, se oferece como presa para a fêmea, em um sacrifício para garantir alimentação da mãe de seus filhos.

Fonte: Terra


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

BOA AÇÃO

CHINA

HEROÍNA

FINAL FELIZ

PAUTA EMERGENCIAL

SOLIDARIEDADE

GESTO DE AMOR


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>