EnglishEspañolPortuguês

Chernobyl: Animais ainda sofrem mutações graves por causa da radiação

3 de abril de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Os animais que vivem na área contaminada perto do local do desastre nuclear de Chernobyl na Ucrânia são mais afectados pela poluição radioactiva do que geralmente se pensa, diz um O estudo ilustra que os números de abelhas, borboletas, aranhas, gafanhotos e de outros invertebrado eram mais baixos em locais contaminados do que outras áreas por causa dos altos índices de radiação deixados na explosão de há mais de 20 anos, relata a Reuters .
As estimativas do número de mortes relacionadas directamente ao acidente variam. A Organização Mundial de Saúde estima a figura em 9.000 quando o grupo ambiental Greenpeace previu um número de morte de 93.000
” Nós ficamos espantados em ver que não tinha havido nenhum estudo neste assunto, ” Anders Moller, um investigador no centro nacional para a investigação científica em França, que conduziu o estudo, disse em uma entrevista ao telefone.
” Os nossos eram os primeiro estudo a centrar-se sobre a abundância da população animal ” Os investigadores disseram que tinham comparado as populações de animais em áreas radioactivas com os lotes menos contaminados e tinham descoberto que alguns não tinham quase vida animal. ” Há umas áreas com uma abundância de 100 animais por metro quadrado, ” disse Moller.
” Os investigadores igualmente descobriram que os animais que vivem perto do reator de Chernobyl – que foi coberto por um escudo protetor depois que explodiu em abril 1986 – tiveram mais deformidades, incluindo a descoloração dos membros inferiores, do que o normal. ” Geralmente os animais (deformados) são comidos rapidamente, é dificil escapar se suas asas não estão do mesmo comprimento, ” disse Moller.
Fonte: Pravda

Você viu?

Ir para o topo