EnglishEspañolPortuguês

Campanha urgente pelos gorilas-das-montanhas e guardas florestais da República Democrática do Congo

28 de fevereiro de 2009
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco  (da Redação)
ONG com base em Goma www.gorilla.cd precisa arrecadar verba para garantir a vida dos bebês gorilas órfãos e ajudar as famílias dos guardas florestais que tiveram de abandonar suas casas às pressas por conta do conflito entre governo e rebeldes.
As gorilinhas gêmeas, Ndeze e Ndakasi, brincam descontraidamente com os guardas florestais do Centro de Resgate da ONG Gorilla.CD, vinculada à WildLife Direct, em Goma, República Democrática do Congo no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=lso1zOsOmeA.  A gravação foi feita no início de novembro e é uma linda cena, bastante semelhante à que vemos entre nossas crianças. Ao fundo da filmagem se ouvem sons da guerra civil que assolou o país nos últimos meses e se agravou em novembro. No momento está havendo uma trégua por parte dos rebeldes e soldados do governo, mas mesmo assim já são 250 mil refugiados.
As maiores vítimas

Numa situação caótica como esta, nada mais urgente que pensar nas pessoas indefesas, mulheres e crianças à mercê da guerra. Mas também há um precioso tesouro da natureza em jogo – talvez o maior tesouro que a África já teve e está perdendo. Só existem cerca de 600 gorilas-das-montanhas no mundo, sendo cerca de 200 na República Democrática do Congo (isso antes da guerra – agora já não se sabe mais quantos restam).
Boa notícia
Alguns dos guardas florestais que estavam desaparecidos puderam recentemente sair de seus esconderijos na floresta e rever parentes e amigos. Eles retornaram ao Parque Nacional de Virunga em busca das famílias de gorilas com as quais já mantinham contato e encontraram a família Kabirizi com 23 indivíduos, incluindo três bebês. Devido à invasão do Parque Virunga pelos rebeldes, os guardas florestais estavam há pouco mais de um ano sem ver o silverback Kabirizi (gorila líder) e sua família. E esse fantástico encontro foi filmado: http://www.youtube.com/watch?v=79fgeRZQx3c&feature=channel_page .
No site www.gorilla.cd há um blog com informações diárias sobre as gorilinhas órfãs e as buscas às famílias de gorilas. É por meio do site que as pessoas, de qualquer parte do mundo, também podem ajudar com doações em dinheiro.

Você viu?

Ir para o topo