EnglishEspañolPortuguês

Roma e Madrid realizam as maiores manifestações sobre o DIDA 2014

14 de dezembro de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Manifestação em Madrid, Espanha. Reprodução: Igualdad Animal Espanha
Manifestação Igualdad Animal, Madrid – Reprodução: Igualdad Animal Espanha

Por Alex Avancini (da Redação)

Roma e Madrid através da ONG Espanhola Igualdad Animal,  proporcionaram duas das maiores manifestações em relação às atividades referentes ao Dia Internacional pelos Direitos Animais 2014 (DIDA), data comemorada desde 1998 como contraposição à ratificação da ONU sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, declarada em 1948.

O objetivo é chamar atenção também para os direitos dos animais e não só humanos.

Iniciada pela primeira vez pela ONG inglesa Uncaged e depois reivindicada por diversas organizações pelos direitos animais no mundo, a data vem sendo usada pelos grupos de defesa animal para promover a discussão sobre a necessidade de igualdade de direitos entre animais humanos e não humanos.

A ONG Espanhola Animal Equality (Ou Igualdad Animal nos países de língua portuguesa), que tem representações em diversos países do mundo, proporcionou no dia 13 de dezembro de 2014, sábado, dois dos maiores atos em relação ao dia internacional dos direitos animais, nas cidades de Roma, Itália e Madrid, Espanha.

Mais de 100 ativistas nas duas cidades seguravam fotos de vítimas do especismo humano em relação aos animais. Segundo a própria ONG, esta é uma oportunidade muito significativa pois é através dela que há a oportunidade de estar nas ruas e se comunicar diretamente com as pessoas sobre a atual condição dada aos não humanos, pessoas quais provavelmente não teriam contato sobre tal situação.

Segundo Marcos Aragão, fotógrafo brasileiro que vive em Roma trabalhando com o grupo Italiano da Animal Equality, os animais sofrem de um abuso em relação aos seus direitos intrínsecos de vida e consideração, direitos esses que são praticamente inexistentes dentro desta sociedade onde vivemos, ainda comenta: “Nos dois anos passados, 2012 e 2013, fizemos ações demonstrativas muito tocantes, onde expusemos os corpos das vitimas dos abusos e exploração da indústria humana para com os animais. Todos os corpos foram recuperados de lixos e descargas de tais industrias. Era muito comovente e conseguimos passar uma mensagem muito forte. Esperamos conseguir o mesmo efeito este ano”.

Manifestações em Roma. Itália. Reprodução: Animal Equality Itália
Manifestações em Roma, Itália. Reprodução: Animal Equality Itália

Em 2014 na capital Italiana, Roma, o grupo decidiu mudar um pouco o formato, promoveram uma ação demonstrativa com um forte “abraço” em um dos mais fortes símbolos de tortura e sofrimento do passado, uma arena em que um dia vidas humanas e não humanas foram usadas como entretenimento, o Coliseu Romano.

Acompanhando este abraço, todos e todas as ativistas presentes portaram em suas mãos uma fotografia realizada pelas equipes investigativas da Animal Equality ao redor do mundo, cada foto contendo uma imagem de uma vitima.
O objetivo é sempre de levar informação às pessoas através de ações realizadas pelo grupo juntamente com as imagens reais que capturam, tudo isso mais o contato com os ativistas no dia da manifestação contribui para gerar discussão e questionamentos, e quem sabe, alguém que nunca parou para pensar neste assunto possa refletir e acreditar que este mundo não pertence à especie humana somente, mas que o dividimos com uma infinidade de outros seres.

Você viu?

Ir para o topo