EnglishEspañolPortuguês

CCZ inicia campanha microchipagem de animais domésticos em Manaus (AM)

12 de junho de 2013
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com o objetivo de evitar que os animais domésticos, como cães e gatos, que tenham tutores fiquem soltos nas ruas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou o trabalho de identificação e registro desses animais, por meio da implantação de um microchip.

O dispositivo será colocado nos animais que são submetidos à esterilização cirúrgica (castração) no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Prefeitura de Manaus (AM). A meta é implantar uma média de 300 microchips por mês nos animais que forem castrados no CCZ.

Segundo o secretario municipal de Saúde, Evandro Melo, se até pouco tempo a única forma de identificar um animal doméstico era uma coleira, o avanço da tecnologia possibilitou que cães e gatos tenham um dispositivo de apenas um centímetro que guarda inúmeras informações sob a pele, o microchip.

A ação, de acordo com o secretário, visa dar cumprimento à Lei Municipal nº 1.590/2011, que disciplina a criação, propriedade, guarda, uso e transporte de cães e gatos em Manaus. “A lei obriga, entre outras coisas, os proprietários a manter seus animais identificados, com coleira e guia em vias públicas e a recolher os dejetos”, ressaltou.

Evandro Melo explica que, neste primeiro momento, o procedimento estará disponível apenas para os animais castrados no CCZ, mas que esta atividade faz parte da Política Municipal para a Vigilância e Controle de Zoonoses que deverá ser compartilhada com outros órgãos e secretarias.

De acordo com o diretor do CCZ, o veterinário Francisco Zardo, futuramente, os procedimentos de registro e identificação, através da implantação de microchips, devem ser realizados também por clínicas e consultórios particulares conveniados, desde que obedecidos os padrões determinados pela Semsa.

A Lei nº1.590/2011 estabelece que ficam proibidos o abandono, os maus-tratos (castigos e a falta de cuidados veterinários), a permanência de animais soltos nas ruas e o adestramento em vias públicas. O descumprimento da lei sujeita os infratores a multas que variam de 1 (uma) a 8 (oito) UFM (Unidade Fiscal do Município de Manaus).

O Centro de Controle de Zoonoses é um órgão da Semsa, subordinado ao Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE), e é responsável por desenvolver ações de vigilância e controle de zoonoses como a vacinação, controle populacional de cães e gatos e controle de sinantrópicos (pragas urbanas).

O serviço de vacinação de cães e gatos está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do próprio CCZ (av. Brasil s/n, Compensa I, próximo à feira coberta).

Duvidas sobre a microchipagem são comuns. Sane algumas delas aqui:

O que é Microchip? Como ele é? Quais suas características principais?

Trata-se de um micro-circuito eletrônico, com tamanho aproximado de um grão de arroz, constituído de um código exclusivo e inalterável.

Por que adotar microchip para identificação dos animais?

O microchip é um método de identificação seguro, inviolável e permanente que garante a identificação do animal. O microchip serve como um atestado de que um determinado cão seja mesmo o cão em questão. A implantação do microchip, em animais, já é lei e obrigatoriedade em todo o município de Manaus.

Qual é a durabilidade do microchip?

O microchip não possui bateria e fica inativo a maior parte do tempo, sendo energizado apenas quando recebe um sinal enviado pela leitora. Após a aplicação, permanece com o animal por toda sua vida. Fornece seu número exclusivo toda vez que for “scaneado” pela leitora, enviando seu código que é mostrado no visor desta, sendo possível o envio da informação para um computador. Como o microchip não contém bateria, não há nada para se desgastar. Sua durabilidade é o tempo em que o biovidro demora em se decompor, ou seja, mais de 100 anos.

Como é feita a aplicação do microchip no animal?

Seu pequeno tamanho e forma permitem que sejam injetados no animal com uma seringa especial parecido aos aplicadores de vacinas, sendo a aplicação indolor.

A aplicação de microchip fere o animal?

Embora a agulha do aplicador de microchip tenha o diâmetro um pouco maior do que uma agulha de aplicador de vacina, os animais reagem da mesma maneira, sendo o procedimento indolor. O microchip é completamente biocompatível e inofensivo à saúde do animal.

O animal deve ser sedado para receber o microchip?

Não. Injetar microchip é um procedimento igual a aplicação de uma injeção comum. Anestesiar o animal não é requerido.

Por que colocar no seu animal?

O microchip é uma das soluções mais eficientes de resgatar seu animal em caso perda.

O animal pode ser rastreado?

O microchip colocado em animais não tem a função de rastreabilidade por satélites. Trata-se de um mecanismo de identificação do animal, que por sua vez, permite que este seja rastreado através de rede de cadastro.

Fonte: A Crítica

Você viu?

Ir para o topo