EnglishEspañolPortuguês

Novo documentário tenta desvendar mistério do desaparecimento de bilhões de abelhas nos EUA

10 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Fuga das Abelhas, que celebra as abelhas e sua contribuição para a sobrevivência da espécie humana, acaba de estrear em um número limitado de cinemas na Grã-Bretanha. O filme mostra inúmeras colmeias que ficaram repentinamente vazias.  Embora a causa ainda não tenha sido esclarecida, o documentário aponta como principal suspeito os pesticidas, particularmente os aplicados às sementes transgênicas.

Segundo os idealizadores do documentário, outros fatores também podem contribuir para o desaparecimento, inclusive o fato de que as abelhas estão voando longas distâncias para polinizar monoculturas, em vez de produzir mel.

Os diretores George Langworthy e Maryam Henein argumentam que o problema vai além do desaparecimento dos insetos. Um terço de tudo o que comemos é polinizado por abelhas, e sem elas a agricultura pode entrar em colapso.

“Elas são um dos nossos aliados mais antigos”, disse Henein em uma entrevista em Londres. “Nós realmente dependemos das abelhas para comer”.

Langworthy acrescentou: “É uma questão mais ampla sobre o sistema de agricultura. As pessoas vão ter que repensar isso e talvez elas não queiram”.

Produção

Os cineastas disseram que realizaram o documentário de 90 minutos com dinheiro próprio e financiamento externo.

“Começamos a fotografar, aqui e ali nos fins de semana, mas, quando começamos a aprender sobre a história, percebemos que era de vital importância”, disse Langworthy. “Sentimos que isso era extremamente importante e deixamos os nossos empregos e colocamos todos os nossos esforços no projeto”.

Assista ao trailer do documentário:

httpv://www.youtube.com/watch?v=XL-A8Apn1_s

Você viu?

Ir para o topo