EnglishEspañolPortuguês

Ex-presidente do Zológico de Niterói é presa por tráfico de animais

8 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

A ex-presidente da Fundação Jardim Zoológico de Niterói (ZooNit), Giselda Candiott, e seu marido, José Carlos Schirmer, foram presos na semana passada acusados de por tráfico internacional de animais, contrabando e apropriação indevida. O casal teria desviado uma jiboia rara encontrada em 2006 na Serra da Tiririca.  A cobra, única no mundo com a pele toda branca e os olhos negros, é conhecida como Princesa Diamante.

O americano Jeremy e Giselda em foto tirada nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)
O americano Jeremy e Giselda em foto tirada nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

O animal hoje está nos Estados Unidos com um criminoso colecionador de animais raros conhecido como Jeremy. Segundo investigações da Polícia Federal, o americano veio ao Rio em 2007 para negociar a compra da cobra com a então gestora do zoológico. A transação teria sido concluída em 2009, quando Jeremy teria tirado o animal ilegalmente do Brasil pela fronteira de Roraima com a Guiana.

Na casa de Giselda, a polícia encontrou fotos dela e do marido dela com Jeremy nos Estados Unidos. Ainda falta esclarecer o valor que a ex-gestora teria recebido pelo crime. Segundo o veterinário Thiago Muniz, veterinário que trabalho com Giselda na ZooNit, na época que teria ocorrido a transação com o americano, a gestora afirmou a ele que a cobra estava em sua residência. Meses depois, Giselda teria informado que Princesa Diamante teria morrido.

Em 2011, o zoológico foi fechado por maus-tratos aos animais. Nessa época, também se constatou que alguns bichos haviam desaparecido, entre eles, a jiboia rara. O Ibama e a Polícia Federal começaram a investigar e deram de cara com os vídeos e fotos de Jeremy, todos disponíveis na internet.

“Em 2010, ele começou a postar um vídeo de uma jiboia leucítica também, já adulta. E aí nós começamos a achar que era muita coincidência e começamos a investigar mais a fundo e chegamos à conclusão que é o mesmo animal” afirmou o analista ambiental Carlos Magno Abreu.

Pesquisadores descobriram que a jiboia tem uma genética rara, chamada leucismo. Pele clara e olhos pretos. Nos Estados Unidos, a polícia fez uma busca na casa de Jeremy, mas não encontrou a Princesa Diamante. A prisão dele foi pedida pelas autoridades brasileiras.  Jeremy e a ex-administradora do Zoológico de Niterói não quiseram falar sobre o assunto.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo