EnglishEspañolPortuguês

Câmara de Petrópolis (RJ) recebe audiência sobre uso de charretes

6 de julho de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Nesta quinta-feira (4), aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, para discutir o uso das charretes, conhecidas como vitórias, no centro histórico. No plenário estavam presentes representantes de sociedades protetoras de animais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Defensoria Pública e charreteiros.

A reunião na casa do legislativo petropolitano foi marcada após um cavalo que puxava uma das vitórias passar mal. Visivelmente magro, o animal teve que ser levantado para receber alimentação. Segundo o  G1, o cavalo foi levado para o Núcleo do Bem-Estar Animal, onde recebeu tratamento. Depois do episódio, a Defensoria Pública entrou com uma ação civil pública pedindo maior fiscalização da atividade.

Durante a audiência pública, em diversos momentos, os participantes aplaudiram e interromperam a reunião. Alguns protestaram com cartazes e pediram o fim das vitórias puxadas por cavalos.

Proibição em Paqueta

A Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) decidiu que encerraria, a partir do dia 29 de junho, o serviço de charretes na ilha de Paquetá, na baía de Guanabara. A decisão foi tomada nesta sexta (28), após reunião entre o secretário da pasta, Cláudio Cavalcanti, e o prefeito Eduardo Paes. A decisão de remover os cavalos veio após denúncias de maus-tratos aos animais.

Segundo a Secretaria, 43 cavalos que circulam pelo bairro serão retirados de circulação. Os animais serão removidos via balsa até a Ilha do Governador e, em seguida, serão transportados de caminhão para a fazenda-modelo da Prefeitura, em Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio. Após a remoção dos animais, a Prefeitura pretende demolir as cocheiras que abrigam os cavalos.

A proposta da Secretaria de Defesa dos Animais é substituir, até o fim de julho, o transporte via charrete por carrinhos elétricos, que serão conduzidos pelos mesmos charreteiros. Eles serão submetidos a um treinamento para manejar os veículos.

Você viu?

Ir para o topo