EnglishEspañolPortuguês

O que é especismo?

6 de junho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

Comparação

Especismo é dar uma consideração desfavorável injusta a indivíduos que não pertencem a uma ou mais espécies. É um termo para se fazer uma analogia com o racismo. O especismo acontece toda vez que se dá uma consideração desfavorável a membro(s) de determinada(s) espécie(s) quando esse desfavorecimento é injusto.

O especismo acontece independentemente…

(1) Do grau de discriminação: assim como o racismo, o especismo não acontece somente quando se desconsidera totalmente o bem de um indivíduo, mas toda vez que a consideração que se dá a ele é menor do que seria justo.

(2) De se causar sofrimento: assim como é possível uma posição ser racista sem causar sofrimento às vítimas, é possível uma posição ser especista e não causar sofrimento às vítimas (causar outros tipos de danos injustamente, como por exemplo a morte ou impedir algum benefício que a vítima desfrutaria).

(3) De se causar morte: assim como é possível uma posição ser racista sem necessariamente matar as vítimas, é possível uma posição ser especista e não causar a morte das vítimas (causar outros tipos de danos injustamente, por exemplo).

(4) De se estar a escravizar, explorar, usar o indivíduo em questão: assim como o racismo, o especismo acontece quando membros de determinada(s) espécie(s) estão, injustamente, em uma situação pior do que membros de outra(s). Isso é assim independentemente da causa dessa situação ser a escravatura, exploração, uso, ou não. É, obviamente, racista dizer “não temos dever de socorrer os membros desta(s) raça(s) porque os males que os atingem não são fruto da escravidão, e sim, de acontecimentos naturais como doenças e morte por inanição”. Da mesma maneira, é especista afirmar “não temos dever de socorrer os membros desta(s) espécie(s) porque os males que os atingem não são fruto da escravidão, e sim, de acontecimentos naturais como doenças e morte por inanição”.

(5) Da espécie escolhida como critério de favorecimento/desfavorecimento: assim como o racismo não acontece apenas quando se defende que os membros da raça x devem ser favorecidos injustamente, o especismo não acontece apenas quando se favorece injustamente os membros de determinada espécie (por exemplo, humanos), mas sim, quando se favorece injustamente a membros de determinada(s) espécie(s) sobre membros de outra, não importando quais espécies.

(6) Da razão oferecida como critério de discriminação ser o pertencimento à própria espécie ou alguma outra razão: o racismo não acontece somente quando se dá como motivo para a discriminação o fato de alguém pertencer à determinada raça. Acontece, por exemplo, também quando se diz “membros da raça x devem ser discriminados porque possuem a característica y”. Da mesma maneira, o especismo não acontece somente quando se dá como motivo para a discriminação o fato de alguém pertencer à determinada espécie. Acontece, por exemplo, quando se diz: “membros da espécie x devem ser discriminados porque possuem a característica y”. Assim sendo, afirmar que “estamos justificados a discriminar os animais não humanos porque eles são menos inteligentes” é também especismo, assim como seria racismo dizer “estamos justificados a discriminar os membros da raça x porque eles são menos inteligentes”. Especismo indireto também é especismo, porque em ambos os casos está-se a desfavorecer injustamente a alguém que pertence a determina espécie.

(7) Da importância dos interesses que estão em conflito: assim como o racismo, o especismo não acontece somente quando se favorece o interesse banal de membros de um grupo em detrimento de um interesse vital de membros de outro grupo. Essas são formas mais extremas de racismo e especismo (incrivelmente, essa forma mais extrema de especismo é praticada todos os dias pela maioria de nós, que consome produtos de origem animal, já que causa sofrimento intenso e morte a indivíduos de um grupo com vistas a fomentar o interesse por um tipo de comida específica não necessário a membros de outro). Contudo, o especismo acontece também quando se dá consideração em graus diferentes para interesses que são semelhantes.

Você viu?

Ir para o topo