EnglishEspañolPortuguês

Gatos e Gatinhas

17 de setembro de 2014
6 min. de leitura
A-
A+

Foto: Divulgação / Correio do Povo
Foto: Divulgação / Correio do Povo

Os gatos têm algumas particularidades e merecem alguns cuidados especiais para viverem sempre saudáveis. Apesar de muitas pessoas preferirem os cães e terem preconceito com os gatos, cada vez mais os felinos vem cativando os humanos e desmistificando antigos e errados conceitos sobre esses animais.
Muitos acreditam, os gatos são animais preguiçosos que não se apegam a seus tutores, que são independentes e não necessitam de grandes cuidados. Mas isso está errado, os gatos são caçadores, têm hábitos noturnos por isso dormem muito durante o dia.
Quando não são castrados geralmente saem de casa para procurar parceiros para a cruza e nessas saidinhas muitas vezes se perdem, são mortos ou acabam sendo adotados por outras famílias, dando a impressão que não se apegam a seu lar. Mas gatos castrados dificilmente dão essas escapadas.
Quanto aos cuidados os gatos necessitam de tanta atenção quanto qualquer animal de estimação. E as vezes até mais, pois muitas vezes escondem os sintomas a um tutor pouco atento.
E preciso prestar a atenção se o animal está comendo adequadamente, urinando e defecando com aspecto e quantidades normais, sem nenhum tipo de dificuldade. Pois é muito comum em gatos problemas urinários e ressecamento das fezes.
Devemos dar bastante atenção a quedas de pelo, feridas e arranhaduras. Principalmente os arranhados por brigas que podem agravar e causarem lesões e infecções graves.
Não devemos esquecer de castra-los, pois assim além de evitar as “escapadas perigosas”, estaremos evitando que tenham crias indesejadas e que mais filhotes fiquem abandonados pelas ruas. E neste sentido podemos colaborar adotando, em vez de comprar um animal, retirando um animal da rua, diretamente ou através de uma ONG, e dando um lar para ele.
Cada espécie de animal tem suas características próprias, e mais que isso cada animal tem sua personalidade assim como os humanos e cabe a seu tutor observar e ajudar seu amigo felino para ter uma vida boa e feliz !
“É um erro comparar os gatos com outros animais. Algumas pessoas pensam que seu gato deve agir como um cachorro que balança o rabo ao ver os donos. Gatos têm suas particularidades e outras formas de demonstrar carinho”, pontua a especialista.
Segurança
Quem mora em apartamento deve instalar telas de proteção nas janelas e varandas. Gatos têm o hábito de caçar, e se, por exemplo, estiverem atrás de uma borboleta, podem pular na janela e cair. Para quem mora em casa, o ideal é que tenha muros altos para que o felino não saia para a rua.
Saúde
É necessário manter as vacinas do animal em dia. Pelo menos uma vez ao ano devem ser feito exames de urina, fezes e sangue. Gatos são misteriosos e seus donos poderão não perceber que eles estão doentes.
Caixas de areia
Gatos não fazem as “cacas” em caixa de areia suja, por isso é importante limpá-las com frequência. O local onde a caixa será colocada também é muito importante. Geralmente ela fica em pontos que não incomodem os donos dos bichanos, como na varanda, mas muitas vezes os gatinhos não se sentem confortáveis com o local escolhido e por isso não usam a caixa de areia.
O ideal é deixá-la em algum cômodo tranquilo, onde o animal se sinta à vontade. Aqueles que têm mais de um gato devem ter em casa uma caixa de areia para cada animal.
Alimentação
Algumas pessoas costumam encher a tigela de ração esperando que ele se alimente ao longo do dia, mas muitas vezes isso não acontece. Gatos gostam de comida nova e fresca, e comem em pequenas quantidades ao longo do dia.
Cada animal tem sua particularidade, mas o ideal é que eles se alimentem pelo menos 4 vezes ao dia.
Algumas pessoas costumam dar leite para os gatos. Eles adoram, mas isso é um perigo para seu animal. Eles não têm enzimas que metabolizam leite que não seja de uma gata. Isso provocará diarreia no animal.
Pelos
Gatos se lambem para fazer a limpeza deles e por isso acabam ingerindo muito pelos que se acumulam no estômago e podem prejudicar a saúde do animal. Existe no mercado uma pasta que ajuda na digestão dos pelos. Basta misturá-la à ração.
Há também algumas soluções naturais, como o uso de algumas plantas que animais adoram comer, como o pé de alpiste. A dica da veterinária é plantar o alpiste em jarrinhos e deixá-los em um local onde o gato tenha acesso.
Arranhador
Se o seu gato arranha tudo dentro de casa não é porque ele é um bichinho arteiro. Gatos costumam mesmo afiar as garras. Para que você não tenha a casa destruída, basta comprar um arranhador para ele.
O local onde o arranhador deve ficar também é importante. Algumas pessoas colocam ao lado da caixa de areia e por isso o animal acaba não se interessando pelo arranhador. É preciso observar o animal para identificar o local ondem ele gosta de brincar. Um truque que funciona é colocar ao lado de objetos que ele costume arranhar.
Atividades
Gatos não são preguiçosos como muitos pensam. Se eles dormem muito é porque não têm nada para fazer. É preciso criar uma rotina de atividades com o seu animal. Eles adoram brincar com lanternas, rolo de lã, papel amassado, mas nenhum brinquedo é interessante se estiver parado. Os donos precisam interagir com o animal.
Também é possível passear com os gatinhos usando uma coleira. Eles não se incomodam, mas é claro que tudo é uma questão de adaptação. O ideal é que ele passe a utilizá-la quando ainda é um filhote.
Higiene
Também não é verdade que gatos não gostam de água. É preciso acostumá-los com o banho desde pequenos. Desta forma eles não irão arranhar você quando estiverem maiores. O ideal é dar um banho a cada 15 dias. O uso de produtos adequados para a limpeza dos pelos também é importante.
Castração
Se você não tem intenção de deixar seu gatinho procriar, castrá-lo deixará seu animal mais tranquilo e caseiro. Com a castração os animais deixam de fazer xixi para marcar território dentro de casa e de sair para passear e sumir por dias. O ideal é buscar um veterinário para examinar o bichano e avaliar o procedimento.
Água
Potes de água não devem ficar distantes dos animais. Coloque em locais onde seu gatinho costuma ficar. Se ele estiver dormindo e o pote de água estiver distante ele não levantará para beber. Um pote de água pode não ser o suficiente. Deixe mais potes em outros cômodos da casa. A água deve estar sempre limpa e fresca. Seu gato não beberá se estiver suja. Lave os potes com frequência.
Uma dica da veterinária é ter em casa uma fonte de água. Os gatinhos adoram água em movimento.
“Consciencia Animal” procurando transformar proprietários de bichos em tutores de almas. OBRIGADO.

Você viu?

Ir para o topo