EQUIPE

Quem faz a Agência de Notícias de Direitos Animais – ANDA

Na ANDA os animais protagonizam a notícia, e as pessoas de maior atuação e destaque nas áreas que abrangem os direitos animais fazem a ANDA. Formamos um time multidisciplinar de colaboradores conectados com as questões mais relevantes na atualidade e os temas que estão moldando o futuro e suas novas realidades. Jornalistas, publicitários, juristas, filósofos, escritores, educadores, biólogos, veterinários, nutricionistas, professores e outros profissionais e acadêmicos formam nossa equipe. Atenta ao novo paradigma emergente – diverso, inclusivo e abrangente –, abraçamos novas áreas do conhecimento, passando a contar com a consultoria de especialistas em práticas colaborativas e dialógicas, comunicação não-violenta, construcionismo social, ecologia profunda, economia colaborativa e outras, para gerar conteúdos ainda mais consistentes e alinhados às transformações sociais, politicas e econômicas em que se inserem os direitos animais.

REDAÇÃO

Fundadora e presidente

Silvana Andrade

Silvana Andrade é jornalista, vegana e ativista pelos direitos animais e ambientais, com carreira de 35 anos desenvolvida na imprensa brasileira. Trabalhou como repórter, coordenadora de produção, editora e editora-chefe em redes de TV (Cultura, Record, Manchete, Globo News) e produtoras de vídeo. Atuou também como jornalista em empresas privadas e em órgãos governamentais. Faz planejamento de estratégias de comunicação interna e externa e cria projetos editoriais para todas as mídias. É a idealizadora e presidente da ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), a primeira agência jornalística do gênero no mundo. Realiza palestras no Brasil e no exterior, já palestrou em Washington, Los Angeles, Toronto, Luxemburgo. Morou três anos no Canadá onde também atuou em defesa dos animais e do planeta. É responsável por propor a ideia do Projeto de Lei 337/2006, que autoriza o Poder Executivo a criar hospitais veterinários públicos no Estado de São Paulo. Membro fundador da Sociedade Vegana no Brasil. Faz trabalhos voluntários há mais de 30 anos. Em outubro de 2019, lançou o braço internacional da ANDA, um site com notícias sobre os animais e o meio ambiente no Brasil.

Repórteres

Bruna Araújo

Bruna Araújo é jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Vive no Rio de Janeiro com seus cinco animais adotados: os cachorros Fofuxa e Ciro e os gatinhos Dilma, Félix, Ferrugem e Gatão.

Mariana Dandara

Mariana Dandara é jornalista formada pela PUC. Vegana e feminista, defende os direitos animais e também dos humanos, apoiando movimentos sociais.

Administrativo financeiro

Marta Lang

Marta Lang é formada em Economia e tem ampla experiência na prestação de serviços e apoio administrativo e financeiro para organizações não-governamentais.

Assessoria contábil

Kanaan Assessoria Contábil e Fiscal

A Kanaan Assessoria foi fundada em 1990 pelos contabilistas Francisco de Souza Kanaan e Elisabete Ferreira Lopes, ambos executivos de grandes e pequenos grupos empresariais. Desde 1980, esses profissionais com ampla experiência no mercado vêm desenvolvendo trabalhos em Contabilidade, Folha de Pagamentos e Implantação de novas metodologias em sistemas de governança empresarial. Reúne profissionais especialistas nas áreas de contabilidade, administração e advogados altamente especializados e atualizados por meio de constantes capacitações e treinamentos, além da utilização de ferramentas de gestão, com o foco de assessorar os clientes de acordo com os seus objetivos, sempre de forma ética, lícita e organizada. Essa conduta permite que os clientes possam administrar seus negócios visando o desenvolvimento contínuo e o alcance de resultados efetivos que levem ao sucesso.

CONSULTORIAS

Jurídica

Antília Reis

Advogada na área de família e sucessões há 28 anos. Formada pela Direito São Bernardo. MBA em Direito Empresarial pela FGV. Ativista abolicionista da causa animal há 28 anos. Presidente Comissão Proteção Defesa Animal Advogados Ativistas. Advogada pro bono nos casos de maus-tratos animais

Arthur Regis Porto

Arthur Regis Porto é advogado sócio fundador do Regis & Porto Advocacia, graduado em Direito e em Ciências Biológicas, Mestre e Doutor em Bioética. Professor Universitário, Coordenador do Observatório de Direitos Animais e Ecológicos - ODAE, Presidente da Comissão de Direitos dos Animais e Ambientais da Subseção de Taguatinga (OAB/DF), Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética - Regional do Distrito Federal (SBB/DF), revisor “ad hoc” de períodos científicos; membro do Conselho Fiscal do Instituto Abolicionista Animal – IAA, autor do livro “Vulnerabilidade como fundamento para os Direitos dos Animais”.

Carolina Amorim

Carolina Amorim é advogada, doutora e mestre em Direito, professora universitária, membro do IAA, do IBERC, da AMPDIC.

Daniel Braga Lourenço

Daniel Braga Lourenço é doutor em Direito pela UNESA/RJ e mestre em Direito pela UGF/RJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UniFG (Ética e Fundamentos do Direito). Professor adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor titular de Direito Ambiental do IBMEC/RJ. Professor do curso de Pós-Graduação em Direito Ambiental Brasileiro da PUCRio. Professor convidado do FGV Law Program, da Fundação Escola da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (FESUDEPERJ) e do Instituto de Direito e Meio Ambiente Brasil Estados Unidos Pace Law School (EUA/White Plains-NY). Professor associado ao Oxford Centre For Animal Ethics - UK. Coordenador do Centro de Ética Ambiental da UFRJ e do Antilaboratório de Direito Animal da UniFG. Membro do Comissão de Proteção e Defesa Animal do Conselho Federal da OAB. Coordenador da Pós-Graduação em Direito Animais das Faculdades Integradas Hélio Alonso - FACHA/RJ. Autor das obras “Direito dos Animais: Fundamentação e Novas Perspectivas” (Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2008) e "Qual o Valor da Natureza? Uma introdução à Ética Ambiental" (São Paulo: Elefante, 2019).

Danielle Tetü Rodrigues

Danielle Tetü Rodrigues é advogada socioambientalista e consultora jurídica. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2007); Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002); Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993); Pós-graduada em Direito Civil Contemporâneo pelo IBEJ (1995) e pela Escola da Magistratura Federal - APAJUFE (2000). Professora Universitária na pós-graduação em Direito Socioambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Paraná (OAB/PR) e Coordenadora do GT Direito Animal da OABPR. Autora do livro "O Direito & os Animais: Uma abordagem ética, filosófica e normativa", publicado pela Editora Juruá desde 2003. Membro fundadora e Conselheira Consultiva do Instituto Abolicionista Animal - IAA. Conselheira Consultiva da Revista Brasileira de Direito Animal. Filiada a diversas ONGs protetoras dos animais.

Eduardo Xavier Lemos

Eduardo Xavier Lemos é doutorando em Direito pela Universidade de Brasília e pela Universidade de Sevilla, Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília, Especialista em Ciências Penais pela PUC-RS; Professor do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB, Advogado, Conselheiro Distrital de Direitos Humanos e Membro da Comissão de Justiça e Paz - CJP/DF. Integrante do coletivo de pesquisa O Direito Achado na Rua.

Fernanda Medeiros

Fernanda Medeiros é advogada, Mestre em Direito (PUCRS), Doutora em Direito (UFSC), Pós-Doutora em Direito Ambiental (UFSC), Professora da Escola de Direito da PUCRS, Professora do Mestrado em Direito do Unilasalle e autora da obra Direito dos Animais (Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2013).

Francisco Giardina

Francisco Carlos Rosas Giardina é advogado formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 1989. Atuou como advogado da firma de auditoria e consultoria KPMG Peat Marwick de 1990 a 1998 (1991 a 1998 na sede em São Paulo) e, posteriormente, de 1998 a 2012, no escritório Miguez de Mello Advogados. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccionais Rio de Janeiro e São Paulo. Membro da Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB/RJ. Reconhecido como Tax Controversy Leader pela publicação International Tax Review em 2015. Recebeu destaque individual da Revista Análise Advocacia, em 2014 e 2015.

Geórgia Nuno Racca

Geórgia Racca é graduada pela Faculdade de Direito de Sorocaba e pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes em Direito Privado e Empresarial. Advogada na cidade de Sorocaba desde 2008, presta serviços para pessoa física e jurídica de pequeno e médio porte, disponibilizando serviços a custos compatíveis. Assessoria jurídica com estratégia e segurança personalizando serviços de acordo com as necessidades de cada cliente.

Letícia Filpi

Letícia Filpi é empresária, advogada ambiental pela PUC-SP e coordenadora do Gaav - Grupo de Advogadas Animalistas Voluntarias de São Paulo.

Luana Michels

Luana Michels é advogada Criminal especializada em Direito dos Animais; Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul -PUC/RS; Especialista em Direito Penal e em Direito Processual Penal pelo Instituto de Desenvolvimento. Cultural-IDC/RS; Pós-graduanda em Direito Constitucional e Direito Civil pelo Instituto Luiz Flávio Gomes - LFG/RS. Aprovada na Escola dos Magistrados - Escola da Ajuris. Aprovada na Escola do Ministério Público - MP/RS; Fundadora do Grupo Defensores sem Fronteiras -DSF/RS; Ex-membro da Comissão Ambiental da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB/RS); Graduanda em Medicina Veterinária na Universidade Ritter dos Reis (Laureate International Universities) -Uniritter/RS; Cursando Libras na Universidade Ritter dos Reis -Uniritter/RS.

Maíra Pereira Vélez

Maíra Pereira Vélez é advogada, presidente da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB SP, membro das Comissões de Proteção e Defesa do Animal e de Biotecnologia e Biodireito da Subseção da OAB de Jabaquara, especialista em Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho e membro do Fórum de Defesa do Animal da Cidade de São Paulo.

Mariana Guimarães

Mariana Guimarães é natural de Cuiabá (MT). Formou-se em Direito em 2019 pela UFMT e realizou Pós- Graduação em Direito Animal pela Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente, foi aprovada no Programa de Mestrado em Direito Ambiental e Sustentabilidade na UFMT 2020. Atuou como investigadora jurídica no gabinete Provedoria dos Animais de Lisboa, contribuindo na produção de artigos científicos e exercendo assistência jurídica perante casos selecionados de proteção animal nos tribunais portugueses. Voluntariou-se em Porto Elizabeth, África do Sul, onde dedicou tempo e amor aos animais resgatados em situação de maus tratos e em rotas de tráfico da região. No momento, utiliza a pesquisa acadêmica e os meios de comunicação social para propagação do ativismo nas causas animais e ambientais.

Mauro Cerri Neto

Mauro Cerri Neto é advogado e professor especializado em Direito Animal. Membro da Comissão de Proteção e Defesa Animal da OAB de São Paulo/SP e de diversas outras entidades ligadas à temática animalista. Consultor jurídico com escritório de advocacia sediado em São Paulo/SP, com atuação exclusiva na área do Direito Animal. Diretor da Sentido Animal (1ª Instituição de Ensino Animalista do Brasil) e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Animal.

Rafael van Erven Ludolf

Rafael van Erven Ludolf é advogado, membro das Comissões de Proteção e Defesa Animal da OAB do Rio de Janeiro e Niterói. Mestre em Sistemas de Gestão para o Meio Ambiente pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde defendeu a dissertação sobre a Exportação de Gado Vivo no Brasil e a Regra Constitucional da Proibição da Crueldade contra os Animais, sob a ótica do Direito Animal. Possui Especialização em Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Fundador do MOVE – Movimento Pela Ética Animal Espírita. Atuante no movimento espírita como expositor, escritor e na diretoria do Grupo Espírita Servidores de Jesus (GESJ), Niterói/RJ.

Renata Fortes

Renata Fortes é natural de Petrópolis/RJ. Se formou em Direito em 1998, pela PUCRS e concluiu o mestrado em Direito Público na UNISINOS/RS em 2009, com a dissertação "Direitos Animais: pela medida das coisas". Atua desde 2005 na proteção do ambiente natural e dos animais. Contribuiu para a causa com importantes decisões como a proibição da caça de esporte no Rio Grande do Sul, primeira ação no Brasil em garantia ao direito à objeção de consciência para aluno do curso de Biologia- UFRGS, intervenção judicial em canil municipal para garantir os direitos animais, decisão que reconheceu o direito à saúde para animais, entre outras. Palestrantes em eventos nacionais e internacionais. Ministra o curso online e presencial: Direitos Animais, teoria e prática e Advocacia Animalista.

Renata Malta

Graduada em Direito pela Faculdade Alves Faria – ALFA; Especialista em Gestão Ambiental – Uni-Anhanguera; Especialista em Direito Ambiental –UNINTER; Extensão em Prática em Processo Administrativo Ambiental - Ambientalize Cursos; Cursando Extensão em Direito Ambiental Avançado - Ambientalize Cursos; Consultora Jurídica Ambiental; Advogada.

Samylla Mól

Samylla Mól é Mestre em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável - Escola Superior Dom Hélder Câmara (2015) pós graduada em Direito Privado - Universidade Cândido Mendes (2008) graduada em Direito - Faculdade Milton Campos (2007), professora graduada em História - Universidade Federal de Ouro Preto (2000), professora formada em magistério - Ensino Médio. Autora das obras “Nós e os animais: um convite ao ver”- Gulliver, 2017, “Carroças urbanas e animais: uma análise ética e jurídica” – Lumen Juris, 2016, e co-autora da obra “A proteção jurídica aos animais no Brasil: uma breve história” – FGV – 2014.

Sérgio Tarcha

Sérgio Tarcha é sócio gerente da TarchaAdvocacia, coordena o escritório em todos os segmentos, especialmente no Direito Penal, Empresarial e Trabalhista. Especializado em direito processual penal, “não mede esforços” para garantir os interesses de seus clientes dentro dos termos da lei, de onde sua atuação soma as melhores qualidades para garantir o remédio jurídico adequado às necessidades de cada cliente.

Talitha Camargo da Fonseca

Talitha Camargo da Fonseca atua como jornalista e advogada, possui pós-graduação em Direito Público e Constitucional, e cursos de extensão em medicina legal e latim. É membro da comissão de direitos humanos da OAB/SP e fundadora do Observatório Social Causas Justas. Parceira da ANDA, valora o espírito público, onde os valores humanitários são trazidos como valores pessoas. E a interconexão entre seres humanos e natureza como um todo deve ter equilibrada. Atua em causas de forma extrajudicial e judicialmente que agridem o meio ambiente, seja flora ou fauna.

Thiago Pires

Thiago Pires é Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Especialista em Direito do Estado pela UFBA, Bacharel em Direito pela UFBA. Ele exerceu os cargos de Conselheiro Titular e Suplente do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA (2012-2014), de Subcoordenador de Economia Cultural da Prefeitura Municipal de Salvador (2011), de Tesoureiro da Sociedade Brasileira de Bioética /Regional Bahia (2011-2012), de Chefe da Assessoria Jurídica da Superintendência do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Salvador (2009-2010). Foi, ainda, professor de direito do Centro Universitário de Brasília - UNICEUB, do Centro Universitário IESB, professor substituto da Universidade de Brasília e da Faculdade de Direito da UFBA, além de ter sido professor da Especialização Lato Sensu em Direito e Gestão Ambiental da UFBA. Advogado e escritor. Cofundador da Revista Brasileira de Direito Animal. Autor do livro “Conselho Nacional do Meio Ambiente e Democracia Participativa" (Prismas, 2016) e coautor do livro “Direito da Saúde Animal" (Juruá, 2019).

Vânia Rall

Vânia Rall é graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É tradutora pública e intérprete comercial em língua francesa. Na área dos direitos dos animais, auxiliou na elaboração da Lei Bauruense nº 4.428/99 referente à experimentação animal e à proibição de espetáculos com animais; abriu representação contra atuação do Centro de Controle de Zoonoses do Guarujá, que originou o termo de compromisso de ajustamento de conduta em prol dos animais, firmado pelo Ministério Público e pela Prefeitura Municipal do Guarujá; e abriu representação contra os instrumentos utilizados nos rodeios nas comarcas de Piratininga, Avaré, Agudos e Bauru. É autora de artigos sobre o tema dos direitos dos animais publicados em revistas especializadas.

Werner Grau

Werner Grau é formado em Direito pela USP. Especialista em Direito Ambiental (2003), Mestre em Direito Ambiental Internacional (2006) e Doutor em Direito Tributário Ambiental (2012) pela USP. Graduado pela Fundação Instituto de Administração no curso Responsabilidade Social no Terceiro Setor, em 2007. Autor de “O Protocolo de Quioto e o MDL - Uma Análise Crítica do Instituto”, editora Fiúza, 2007. Membro da Sub-Comissão de Mudança do Clima da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados - OAB/SP. Coordenador do GT de Defesa Animal e Saúde Pública da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP. Consultor do FUNBIO, do GTZ e do Banco Mundial. Presidente do Conselho Consultivo da The Nature Conservancy – TNC no Brasil, para o biênio 2010/2011 e 2012/2013. Vice-Presidente do Conselho Consultivo da The Nature Conservancy – TNC no Brasil, para o biênio 2014/2015.
Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas – IDESAM. Consultor do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Diretor de Relações Institucionais da UBAA (União Brasileira da Advocacia Ambiental).

Assistência jurídica

Leandro Ferro

Leandro Ferro é ativista e vegano há 15 anos em defesa dos animais, assessora juridicamente a ANDA em casos referentes aos direitos animais. Subsidiou ações civis públicos em parceria com o portal como o impedimento de embarques de bovinos para Turquia em 2018 e a transferência do chimpanzé Black do zoológico de Sorocaba (SP) para o Santuário dos Grandes Primatas. Possui graduação em Relações Internacionais e está concluindo o curso de Direito.

Veterinária

Ana Liz Ferreira Bastos

Ana Liz Ferreira Bastos é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestre em Zootecnia (2000), doutora em ciência animal na área de epidemiologia pela mesma Universidade (2013) e pós-doutora pela Universidade Federal de Ouro Preto, no Centro de Ciência Animal da UFOP, pelo programa PNPD da Capes. Foi membro da Associação Científica Brasileira de Cunicultura, da Associação Brasileira de Saúde Pública Veterinária e da Comissão de Ética no Uso de Animais- CEUA - UFOP. Foi professora substituta de cunicultura do departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG e monitora da mesma disciplina durante dois anos consecutivos. Trabalhou como autônoma na área de clínica veterinária de cães e gatos, por alguns anos. Foi Coordenadora Técnica da Vigilância Ambiental em Saúde da Prefeitura Municipal de Itabirito, onde implantou o Centro de Controle Animal e estratégias de manejo populacional de cães e gatos. É membro diretor do ITEC - Instituto Técnico de Educação e Controle Animal, consultora técnica do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e assistente técnica da CEDEF- Coordenadoria Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público de Minas Gerais. Atuou na assistência aos animais vítimas do rompimento da barragem da mineradora Samarco em Mariana, MG, coordenando a equipe de voluntários que lá esteve presente. Atualmente é diretora técnica do Centro de Controle Animal da Prefeitura Municipal de Itabirito, conselheira titular do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais e presidente da Comissão de Bem-Estar Animal do CRMV/MG.

Arthur de Vasconcelos Paes Barretto

Arthur de Vasconcelos Paes Barretto é médico-veterinário graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), pós-graduado em acupuntura veterinária e com especialização em fitoterapia chinesa. Atua na área de reabilitação animal usando recursos da medicina chinesa, da ozonioterapia, da termografia e da fisiatria. Atuando também na área publicações técnicas com foco na atualização profissional, saúde única, bem-estar animal e espiritualidade.

Carla Maria Sássi

Carla Maria Sássi de Miranda é médica veterinária e bacharel em Direito/Bombeira Civil, vereadora em Conselheira Lafaiete (MG), presidente da Comissão de Saúde e Comissão de Educação, pós-graduada em Gestão e Análise Ambiental e em Gestão Estratégica. Tem especialização em Clínica e Cirurgia de Silvestres. É membro do Grupo Técnico de Controle Populacional – CRMV MG, do Grupo de Trabalho de Desastres CFMV e coordenadora do Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD). É coordenadora do Programa Municipal Quem Ama Castra e coordenadora do Programa Municipal de Combate e Controle a Esporotricose. É responsável técnica ONG ALPA - Conselheiro Lafaiete ficou em segundo lugar no concurso Cidade Amiga dos Animais, promovido pela WAP, concorrendo com mais de 100 cidades da América Latina.

Daniela Beviani

Daniela Beviani é médica veterinária graduada pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2002, pós-graduada em Clínica Médica pela Universidade de Santo Amaro (Unisa) em 2003 e pós-graduada em Dermatologia Veterinária pelas Laureate International Universities em 2010, é sócia efetiva da Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária desde 2003.

Gisele Kronhardt Scheffer

Gisele Kronhardt é Mestra em Direito Animal e Sociedade pela Universidade Autônoma de Barcelona. Pós-graduada em Farmacologia e Terapêutica veterinária. Médica Veterinária graduada pela Universidade Luterana do Brasil. Graduanda em Direito pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Sul. Coordenadora das obras "Direito Animal e Ciências Criminais" e "Estudos Criminais de Direito Animal" e autora do e-book "Diálogos de Direito Animal".

Juliana Kowalesky

Graduada em Medicina Veterinaria pela UNIFEOB (2002). Doutora pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo FMVZ-USP (2012) e Mestre pela mesma instituição (2005), pós-graduada (latu senso) em Odontologia Veterinária pela Universidade Anhembi-Morumbi (2006), colaboradora do Laboratório de Odontologia Comparada (FMVZ-USP) de 2002 a 2012. Sócia fundadora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV) e atual diretora científica da mesma associação. Atua exclusivamente em odontologia veterinária. Tem como áreas de interesse periodontia e cirurgias orais. Autora de trabalhos em congressos nacionais e internacionais. Ministra cursos e palestras no país. Coordenadora de cursos de pós-graduação na área. Trabalha com atendimento clinico e cirúrgico em odontologia veterinária em clinicas e hospitais particulares.

Loren D'Aprile

Loren D'Aprile é médica veterinária integrativa, apaixonada pelos animais, pelas pessoas e pela natureza. Atua com saúde integral, unindo corpo, mente e espírito. Tem especialização em homeopatia e medicina veterinária legal (em andamento), cursos de Educação Humanitária, Coach de Saúde Integral, Reiki, Barras de Access, Thetahealing e Liderança Positiva. Fez residência em Medicina Veterinária do Coletivo pela UFPR, onde atuou com medicina de abrigos, adoção responsável, reabilitação comportamental, medicina veterinária legal, fiscalização de maus tratos, Teoria do Elo, acumuladores, cuidado às pessoas e animais em vulnerabilidade social e emocional, comportamento animal, bem-estar animal, saúde pública, educação humanitária em escolas realizando capacitação pra professores da rede pública, C.E.D, manejo populacional ético e terapias integrativas em animais e pessoas. Atualmente é mestranda FMVZ USP, coordenadora do Projeto Santuário da FMVZ USP e Membro da Comissão Nacional de Medicina Veterinária Legal do Conselho Federal de Medicina Veterinária Legal. Acredita e sonha com um mundo melhor e mais justo para todos, com uma saúde única e bem-estar coletivo.

Luciana Arioli Maschietto

Luciana Arioli Maschietto é médica veterinária especializada em endocrinologia e dermatologia, sócia-fundadora da ABEV (Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária). Atende na COBASI do Butantã, em São Paulo.

Maria Eugenia Carretero

Médica veterinária formada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Mestre pelo Departamento de Patologia da FMVZ-USP com dissertação na área de patologia ambiental envolvendo biomonitoramento de peixes, garças, corujas e primatas neotropicais de vida livre. Doutorado pelo Departamento de Patologia FMUSP-USP com tese na área de biomonitoramento de pombos da cidade de São Paulo.

Michele Venturini

Michele Venturini é graduada em Medicina Veterinária com especialização em Odontologia Veterinária. Tem 28 anos de experiência.

Rita de Cassia Maria Garcia

Docente do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (1988). Mestrado (1996) e Doutorado (2009) no Departamento de Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Animal da FMVZ/USP em Epidemiologia Experimental Aplicada ao Controle de Zoonoses. Especialização em Saúde Pública, Bem-Estar Animal, Patologia Clínica, Homeopatia e Medicina de Abrigos pela University of Florida. Pós-doutorado (2014) pelo Departamento de Medicina Legal, Ética Médica, Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Membro da Diretoria do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC) e da da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal (AMVEBBEA). Área de atuação: manejo populacional de cães e gatos em áreas urbanas, medicina veterinária do coletivo, medicina de abrigos, humanização dos serviços de saúde, bem-estar animal, medicina veterinária legal. Áreas principais: saúde pública; epidemiologia; medicina de abrigos; teoria do Elo (violência humana e maus tratos aos animais). Missão de vida: promover a paz entre todos os seres.

Rita Paixão

Rita Paixão é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1989), graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), mestrado em Medicina Veterinária (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1994), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2001). É professora da Universidade Federal Fluminense desde 1990. Atuou como Diretora do Instituto Biomédico da Universidade Federal Fluminense de 2007 a 2015 e como membro da Comissão de Ética, Bioética e Bem-estar animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária de 2007 a 2014. É membro fundadora e foi da diretoria da Sociedade Brasileira de Bioética - regional RJ. Atualmente é professora titular na Universidade Federal Fluminense e atua no programa de pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saude Coletiva (PPGBIOSUFF, UFRJ, FIOCRUZ, UERJ), como orientadora de mestrado e doutorado. Atua também como colaboradora no Programa de pós-graduação em Medicina Veterinária e no Programa de Ciências Biomédicas da UFF. É membro fundadora do Instituto 1R (Instituto 1R - http://www.instituto1r.org/). Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Bioética, com ênfase em ética animal, ética ambiental, ética em pesquisa, bem-estar animal e estudos críticos animais.

Vania de Fátima Plaza Nunes

Vania de Fátima Plaza é médica veterinária formada em 1983 pela Unesp de Botucatu. Possui pós-graduação em Vigilância Ambiental, Saúde Animal e especialização em Saúde Pública pela Unicamp, pós-graduação e Ecologia e Educação ambiental pelo Unianchieta, Diplomada em BEA pelo E learning Cambrighe Institute UK, pós-graduação em Comportamento animal pela Unifeob, cursou Homeopatia e é pós-graduanda em Medicina Veterinária Legal. Diretora técnica do Fórum Nacional de proteção e defesa animal, integra a Diretoria do ITEC desde sua fundação, do Grupo de Voluntários para valorização da Vida Animal, do Instituto Abolicionista Animal, da Amvebbea e da Abmvl.

Perícia veterinária legal

Alberto Soiti

Alberto Soiti é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa (1992), graduação em direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2002), mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Universidade de São Paulo (2013) e mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Atualmente é perito criminal do Instituto de Criminalística, atuando principalmente nos seguintes temas: direito, criminalística, medicina veterinária legal, animais e medicina legal, professor contratado para disciplina de Medicina legal e doutorando na Universidade de São Paulo.

Meio ambiente e sustentabilidade

Paula Cals Brügger Neves

Paula Brügger é professora Titular do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, coordenadora do Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC) e pesquisadora do Laboratório de Estudos Transdisciplinares (LET/UFSC). É graduada em Ciências Biológicas, possui especialização em Hidroecologia, mestrado em Educação (Educação e Ciência) e doutorado em Ciências Humanas (Sociedade e Meio Ambiente). Ministra as disciplinas Biosfera, Sustentabilidade e Processos Produtivos, Conservação de Recursos Naturais, Meio Ambiente e Desenvolvimento e Dimensões Ecológicas, Econômicas e Éticas da Sustentabilidade, no Mestrado Profissional em Perícias Criminais Ambientais/UFSC. É autora dos livros Educação ou adestramento ambiental? Com três edições, e Amigo Animal, reflexões interdisciplinares sobre educação e meio ambiente: animais, ética, dieta, saúde, paradigmas. Coordenou por quinze anos o projeto de educação ambiental Amigo Animal, oferecido como tema transversal para as escolas das redes municipal (Florianópolis) e estadual de Santa Catarina. Atua nas seguintes temáticas: educação ambiental e abolicionista; interdisciplinaridade, paradigmas de ciência e sustentabilidade; e relação dos seres humanos com os outros animais como relação sociedade-natureza. Vem, desde 1999, estudando a imagem da natureza e dos animais não-humanos na mídia e, desde 2003, pesquisando as implicações éticas e epistemológicas da visão mecanicista, dominante na ciência ocidental, na vivissecção. Outro objeto permanente de estudo é a inter-relação das dimensões ecológicas, éticas, sociais e econômicas da sustentabilidade em processos produtivos como a pecuária. Vem, também desde 1993, trabalhando os conceitos de tema gerador (Paulo Freire) e currículo oculto (Michael Apple) no âmbito da educação ambiental. Foi coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) entre 2005 e 2007, e diretora de Educação do Instituto Abolicionista Animal (IAA) entre 2006 e 2008. É, desde 2008, colunista da Agência de Notícias de Direitos Animais, ANDA.

Educação

Aleluia Heringer Lisboa Teixeira

Aleluia Heringer é Doutora em Educação pela UFMG, atualmente diretora do Colégio Santo Agostinho - unidade Contagem. Experiência em formação de Professores para Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais no Projeto Escola Referência e na Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social - SEDESE, no Projeto Minas Olímpica. Atuou como consultora para várias instituições dando suporte em reestruturação de proposta pedagógicas. Idealizadora da Plataforma Terráqueos, que atua na educação humanitária e já promoveu inúmeras ações na comunidade: pelas pessoas, pelo planeta e pelos animais. Líder de Sustentabilidade da Sociedade Inteligência e Coração - SIC, mantenedora dos Colégios Santo Agostinho e Obras Socais. Colunista do site da ANDA, com inúmeros textos publicados e do Programa Pensar o Brasil em pauta da Faculdade de Educação da UFMG. Idealizadora do Centro Agostiniano de Ecologia Integral - CASA GAIA, prevista inauguração para agosto 2019. http://www.centrocasagaia.com.br/ . Uma das autora da cartilha “Guarda responsável: Que bicho é esse?” do Ministério Público de Minas Gerais. Autora do livro: “Laudato Si´e a Educação: qual parte nos cabe? ”.

Branding e identidade verbal

Leandra Jones

Leandra Jones é graduada em Letras (Língua Inglesa e Literatura) - USP (FFLCH). Tem especialização em Comunicação e Semiótica - PUC (COGEAE) e especialização em Práticas Colaborativas e Dialógicas (INTERFACI – SP, Houston Galveston Institute – Texas e Taos Institute – Novo México - USA). Há 17 anos atua em comunicação escrita e produção de linguagem. Passou por consultorias de comunicação e branding, como Burson-Marsteller, FutureBrand Brasil e Gad’Branding. Trabalhando com branding e conteúdo para marcas há 12 anos, desenvolveu projetos de identidade verbal e criação de conteúdo para marcas globais e nacionais. Em 2009, criou a L de Letra - Identidade e Linguagem, dedicando-se à consultoria e criação de projetos de identidade verbal em branding, prestando assessoria e provendo conteúdo para empresas, entre as quais, Pluricom Comunicação Integrada, Dia Comunicação, ONStrategy Business Driven Branding, The Group Worldwide Partners, Grupo O Boticário, Edelman Significa, BrandBuilding Construção de Marcas, PA Publicidade, Havas Worldwide.

Psicologia

Fernanda Fonseca

Psicóloga clínica, realiza atendimento psicológico on-line. Graduada em Psicologia pela UNITRI (Centro Universitário do Triângulo), em 2008. Especialista em Psicomotricidade Relacional, pela "Associação Educacional do Vale do Itajaí-Mirim", em 2010. Formação em "Coaching Psicológico" pela Academia do Psicólogo, em 2017, palestrante e voluntária no Projeto Kalungar (JUNTAS), para mulheres vítimas de violência.

Nutrologia

Fernanda Vasconcelos

Fernanda Vasconcelos é médica clínica e nutróloga. Vegetariana desde outubro de 2019, é formada pela Formada pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Fez residência em Clínica Médica no Conjunto Hospitalar do Mandaqui – CHM. Tem especialização em Nutrologia pela ABRAN e AMIB. É pós-graduada em Medicina do Esporte pelo CEFIT e em avaliação Metabólica do Onívoro ao vegetariano. Tem experiência hospitalar e ambulatorial.

Nutrição

Maitê Ranheiri

Maitê Ranheiri é nutricionista formada pela PUCRS (2016), perfeiçoada em Nutrição Pediátrica pelo HCPA (2019), colaboradora e pesquisadora no grupo PEVS (PPG Psicologia - PUCRS) e no HemoMindful - Mindfulness para Hemodiálise. Tem capacitação em Nutrição Vegetariana pela SVB e experiência em atendimento vegetarianos e veganos.

Veganismo e performance física

Magda Pinke

Magda Valente Pinke tem 41 anos. É formada há 20 anos em Educação Física pela UNESP Bauru. É especialista em Treinamento Funcional e Prevenção de Lesões, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Nutrição Aplicada ao Esporte. É quiropraxista, treinadora Gaia, treinadora Core 360º Alpa, Personal Coach 4.1, Empresária e diretora técnica do Studio de Treinamento Unique Performnce Sorocaba, radiestesista, terapeuta Cone Chinês e Indú e terapeuta Quântica. Instagram: @personalmagdapinke.

Estágios

Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios

O Nube é uma das maiores corporações privadas de colocação de jovens no mercado de trabalho. Começou atuando como agente de integração entre estudantes, empresas e instituições de ensino. A partir daí, passou a oferecer vagas para aprendizagem, por meio de organizações parceiras.

EQUIPE VOLUNTÁRIA

Reportagem

Renê Costa

Renê Costa tem 32 anos e está no 8º período do curso de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo. É apaixonado por comunicação, futebol e animais.

Design

Stephanie Alves

Stephanie Alves é estudante de Design e apaixonada por artes e música. Ama os animais e acredita que com o seu trabalho possa contribuir para que o mundo seja um lugar melhor.

Redação

Amanda Cacholi

Amanda Cacholi é graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.

Amanda Xavier

Amanda Xavier é redatora e revisora freelancer, graduanda em Letras / Inglês, apaixonada por livros, escrita e animais.

Giovanna Machado

Giovanna tem 18 anos e é graduanda em Letras. Adora animais e quer ajudar a transformar o mundo através da comunicação.

Laís Campos Reis

Laís Campos Reis é brasiliense, tem 25 anos, é mestre em Relações Internacionais e artista de aquarela. Vive com o Jack, seu gatinho ruivo cheio de personalidade adotado há 12 anos.

Luiz Grota

Luiz Grota tem 19 anos é graduando em Publicidade e Propaganda. Ama os animais e quer que todos sejam felizes.

Martha Christine

Escritora, vegana e graduanda em Pedagogia na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Sabrina Viziack

Sabrina Viziack adora animais e já tutelou um cachorrinho.

Talita Telles

Talita Telles tem 17 anos e sempre sonhou em contribuir com a construção de um mundo melhor e se formar em áreas relacionadas ao meio ambiente e aos animais.

Tradução

Alejandra Cerpa

Alejandra Cerpa é administradora e mestranda em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Apoia a causa da Educação e dos Direitos dos Animais. Atua também como professora e tradutora.

Christian Limberger

Christian Limberger é mestrando em Bioquímica na UFRGS e investiga o impacto da exposição à pesticidas no cérebro. Na ANDA, contribui com a disseminação do conhecimento relacionado ao meio-ambiente.

Débora Barboza

Débora Barboza é sou carioca, tem 20 anos e é apaixonada por línguas novas e culturas diferentes. É graduanda em Engenharia Química na UFRRJ e está sempre disposta a novas experiências.

Gabriela Simionato

Gabriela Simionato é jornalista e busca constantemente formas de mudar seus hábitos para colaborar com um mundo melhor e mais sustentável.

Giovanna Araújo

Giovanna Araújo tem 16 anos. Ama os animais e música. Busca sempre formas de ajudar o meio ambiente e os animais.

Giovanna Palauro

Gi Palauro tem 18 anos e é graduanda em Letras pela Unesp de Araraquara. Adora artes e cultura no geral, além de ser apaixonada pelos diversos idiomas do mundo.

Giovanna Rodrigues Martins

Gio Martins tem 24 anos. É internacionalista, cantora de chuveiro, amante de museus e livre como um gato.

Hellen Vitória

Hellen Vitória tem 18 anos e terminou o ensino médio aos 17, desde então vem se aprofundando cada vez mais em temas que envolvem questões ambientais e relativas ao direito animal.

Henrique Delgado

Henrique Delgado tem 28 anos e mora em Brasília. Aprende inglês desde cedo jogando videogames. Agora, estuda japonês em virtude do interesse no mundo dos mangás, animes e jogos japoneses.

Jeanne Delava

Jeanne Delava é graduanda em Relações Internacionais e Integração (UNILA) e apaixonada por causas que possam agregar valor às pessoas.

Jhaniny Ferreira

Jhaniny Ferreira nasceu na serra do Rio de Janeiro e mora em São Paulo há 5 anos. É estudante de Letras (bacharelado/tradução e licenciatura) em português, inglês e japonês. É também pesquisa sobre Social Media e UX Writing. Trabalha como revisora e tradutora freelance e adora fazer voluntariado, tanto na área de textos quanto em eventos presenciais, como guia, recepcionista e ajudante em geral. É apaixonada por animais, tutela porquinhas da Índia e gatos e por querer fazer alguma coisa para ajudar todos os animais, decidiu entrar para a equipe da ANDA. Além disso, ama idiomas, filmes, música e principalmente livros.

Júlia de Faria e Castro

Júlia Faria é graduanda em Ciências Biológicas e tem como maior objetivo ajudar a tornar o mundo um lugar melhor. Tem grande paixão pela natureza e gosta de colaborar a disseminar informações sobre esse tema tão importante.

Keverson Minchiguerre

Keverson é engenheiro civil, nascido no estado do Paraná, mas cresceu e mora em São Paulo há mais de 25 anos. Tem interesse por sistemas construtivos sustentáveis, fontes de energias renováveis e é apaixonado por gastronomia e idiomas.

Laura de Faria e Castro

Laura de Faria e Castro é graduanda em Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Software. É apaixonada por Inovação e Tecnologia, focando principalmente no Desenvolvimento Sustentável.

Layse Ventura

Layse Ventura é abraçadora e amiga de árvores por vocação. Jornalista e mestre em Mídia do Conhecimento por formação.

Leticia França

Letícia França é formada em Gestão de Turismo e é pós-graduanda em Tradução, sua verdadeira paixão. Procura sempre aprender coisas e fazer parte do grupo de tradutores da ANDA está sendo uma ótima oportunidade.

Luana Capela

Luana Capela é graduanda em Relações Internacionais, apaixonada pelo mundo e pela vida. É encantada por culturas e idiomas diversos. É estudante assídua de tradução, versão e etc.. Vive na tentativa de utilizar meus talentos para a construção de um mundo melhor.

Maria Luiza Almeida

Malu tem 28 anos e é especialista em tecnologia para negócio. É apaixonada por animais e por conhecer outras culturas mundo afora.

Talita Soares de Andrade

Talita Soares é graduanda em Relações Internacionais e passa a maior parte do seu tempo lendo e escrevendo (e comendo pipoca, porque, segundo ela, a vida é uma confusão digna a ser assistida).

Victor Azevedo

Victor Azevedo tem 21 anos. É um sagitariano sofrido e de bom coração. Costuma brincar bastante com inglês em todas as coisas. É mega apaixonado por animais e música. O seu gênero favorito é o pop internacional. Mora no Rio de Janeiro e fala “bixxxcoito”.

Victoria Rodrigues

Victoria Rodrigues é graduada em Letras (português e espanhol) e envolvida com causas sociais há quase dois anos. É professora apaixonada e aspirante a tradutora. 

Mídias Sociais

Bianca Rosa de Almeida

Bianca Rosa é designer em formação, vegetarina e defensora dos direitos animais. Luta por um mundo melhor.

Emily Oliveira Meira

Emily Oliveira tem 24 anos, é publicitária e apaixonada pela arte de comunicar, criar e transformar. Amante dos animais e da natureza em toda sua essência singela de ser.

Victoria Yumi

Victoria Yumi está terminando o ensino médio. Desde pequena sempre foi interessada na causa animal e ambiental. Seu grande sonho é poder viver em um mundo onde o sofrimento animal não exista. 

[elementor-template id=”1382″]