| ÚLTIMAS NOTÍCIAS: |
Tradução e adaptação por Lobo Pasolini (da Redação)
A blogueira do website ativista de direitos animais Change.org, Stephanie Ernst, escreveu um texto relembrando o sofrimento de gansos e patos que têm suas plumagens arrancadas regularmente durante sua curta vida. Essas penas macias, das quais as aves precisam, terminam em travesseiros, edredons e jaquetas e são arrancadas à força de animais destinados a uma morte violenta.
Apesar de o tema não receber tanta atenção quanto as peles, couro e lã, recentemente o assunto tem recebido destaque entre alguns ativistas. O empreendedor e ativista vegano americano Ari Solomon recentemente publicou um artigo no megablog Huffington Post sobre o assunto em resposta a um podcast sobre o mesmo tema. E um vídeo postado no YouTube mostra uma ave tendo sua plumagem arrancada violentamente. A expressão de dor do ganso quando ele finalmente é liberado das mãos de seu algoz é inconfundível.
Em seu texto, Ari lembra que as penas das aves não caem simplesmente delas e são coletadas por humanos. “Existem dois modos de arrancar penas de uma ave: quando ela está viva ou quando ela está morta. A indústria de penas considera as penas de aves vivas melhores e por isso gansos e patos têm suas penas arrancadas três ou quatro vezes por ano. Isso acontece desde a sua décima semana de vida até completarem quatro anos, para depois serem mortos por sua carne. Patos e gansos que vivem livres têm uma expectativa de vida de 12 a 15 anos.”
Eles sofrem durante uma vida marcada por traumas, dor e sofrimento, até o momento de seu abate brutal. A exploração e o abuso de animais por sua lã, penas, leite e ovos, bem como o assassinato de animais por sua pele estão todos relacionados à morte de animais que são convertidos em comida. Se você não come animais, mas compra produtos que contêm plumagem, couro e peles, ou consome laticínios e ovos, você também contribui para esse processo de exploração. Você continua criando demanda e financiando o assassinato desses jovens animais. O assassinato de animais para comida não dá lucro apenas porque as pessoas compram sua carne e leite – mas também porque as pessoas compram outros produtos e subprodutos dessas indústrias. Qualquer que seja o motivo pelo qual os animais são inicialmente explorados, eles sempre são abatidos no final.
Voltando ao assunto das plumagens: existem travesseiros de materiais alternativos e existem edredons de outros materiais que são muito confortáveis e que não dependem do sofrimento e da morte de gansos e patos. Jaquetas de inverno com enchimentos alternativos, como as que são feitas de garrafas de plástico recicladas e fibras de bambu, aquecem tão bem quanto. Pelos pássaros, por favor: evite plumagens e penas em qualquer produto.
O vídeo mostrando as imagens da tortura praticada contra os animais para a cruel obtenção de suas penas pode ser visto aqui:
Fonte: Change.org
Versão amigável |
Enviar por e-mail |
Adicionar aos |
Comunicar erros |
Comentários
não preciso acessar nada e ver para ter a certeza da bestialidade e brutalidade envolvida nessas práticas.
Já recusei em hotel quando vieram oferecer; preferi o de latex, e disse na recepção que não promovo sofrimento a animais.
que triste…
Pessoal, mas pelo que sei essa prática é proibida no mundo todo, não é?
Que horror!!!
É isso mesmo, Paula,nada de aceitar.Atitude muito acertada e humana. Não sei se vocês já viram, na TV por assinatura, tem canal de propaganda, que inclui em seu material posto à venda, travesseiros de penas de ganso. E é programa atual.Tem também os que promovem lojas de móveis, cujos vendedores fazem questão de informar ao público, que os sofás são de couro legítimo. Com certeza não é o deles. Isso, para não mencionar, as propagandas dos acessórios, como bolsas, carteiras etc etc etc. É isso, com a mentalidade do consumismo incentivada dessa forma, os bichinhos continuam “numa furada”. Haja paciência!!!!!
Acho que seria legal comercializar produtos de cabelos humanos e arrancar os fios como são arrancados as plumas…principalmente dessas mulheres que fazem esse crime…será que seria bem aceito no mercado????
Essa foi ótima, Fernanda. Podemos acrescentar a pele delas. Que tipo de casaco daria? Com certeza algum de muito mau gosto. Não entendo isso. Nós mulheres, pela própria natureza, deveríamos sempre ser a favor da vida, já que somos o portal para ela, através da maternidade, e não é o que acontece. O que vemos horrorizados, é um desfile de egoísmo e vaidade. Nenhum desses materiais é mais necessário no século vinte e um. É danoso, é de manutenção difícil, frágil,totalmente dispensável.Acho que a mentalidade feminina do século vinte e um não pode permitir a crueldade em função da vaidade e exibicionismo de poder, como faziam nos séculos anteriores os nobres e ricos. Só um detalhe, foram todos “detonados” pelas revoluções,não é mesmo?
Que erro, é inaceitável isso.
Essa prática tem que mudar.