ÚLTIMAS NOTÍCIAS:
  • Compartilhe

Texto

Exemplo

Bauru (SP) terá Festa da Virada com fogos sem barulho pelo bem-estar dos animais

31 de dezembro de 2015 às 12:15

Festa da Virada em Bauru vai ter queima de fogos sem barulho pela primeira vez (Foto: Reprodução/TV TEM)

Festa da Virada em Bauru vai ter queima de fogos sem barulho pela primeira vez (Foto: Reprodução/TV TEM)

Para o bem estar dos animais domésticos, o show de pirotecnia da tradicional festa de Réveillon do Parque Vitória Régia, em Bauru (SP), pela primeira vez não terá os estrondos que sempre acompanharam os fogos de artifícios.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Renato Purini, a ideia foi em respeito aos animais e para que eles possam se assustar menos, já que os estrondos sempre os assustam e muitos acabam fugindo das casas.

“Sempre fui um defensor das causas animais e, desde quando assumi a Secretaria de Desenvolvimento, já lancei essa ideia de queima de fogos sem barulho. E não foi apenas em respeito aos animais, mas também em respeito às crianças e idosos. Então, este ano Bauru vai ter a tradicional queima de fogos no Vitória Régia sem o estampido. Mas, vai continuar sendo um show bonito e bastante colorido”, afirma.

Segundo Purini, a intenção é incentivar a população de que fogos de artifício sem barulho também podem ser bonitos. “Nosso objetivo é conscientizar os moradores de que é possível apreciar a queima de fogos sem os estampidos. E eles acabam sendo até mais bonitos, já que as cores e iluminação acabam sendo mais observadas. Espero que os moradores se conscientizem”, afirma.

Jamile Alves Felipe vai passar o ano novo em Florianópolis, mas deixou sua cachorrinha com uma tia para que ela não ficasse sozinha durante a queima de fogos. Segundo Jamile, a cachorrinha sempre se assusta com os barulhos. “Sempre ficamos muito preocupados com a Critonita, que é uma poodle, porque ela se assusta muito e fica trêmula. Os animais têm ouvidos muito sensíveis e dá muita dó. Agora, com essa medida, vamos ficar mais tranquilos”, diz.

A pedagoga Sarah Gomes tem um pinscher de 14 anos e que tem problema cardíaco. Para ela, a medida é sinônima de alívio.

“Meu cachorro e os meus três gatos morrem de medo dos barulhos. Achei essa medida bem legal, principalmente porque passamos a virada fora de casa, mas só podemos sair depois da meia noite por receio deles ficarem sozinhos e com medo aqui. Todo ano sempre foi uma preocupação e, agora, ficaremos mais tranquilos já que não terá tanto barulho assim”, afirma.

A estudante Priscila Gouveia tem duas poodles e afirma que gostou da iniciativa tanto pelo bem-estar dos seus animais domésticos quanto pelo seu filho de dois anos.

“Tenho duas cachorrinhas, uma de 12 anos e outra de 4 anos. Elas ficam tremendo de tanto medo. Amei esses fogos sem barulho, pois os animais sentirão menos medo. Acho uma pena não ser proibido esses fogos com barulho. Tenho um bebê de 2 anos e meu pai idoso está doente. Os dois também se assustam bastante. Acho que temos que por em prática o respeito e amor ao próximo, só assim iremos conseguir ter um bom futuro”, afirma.

Economia

Ainda de acordo com Purini, os fogos sem os estrondos proporcionaram uma economia de cerca de 40% aos cofres municipais em relação ao ano passado. “Pensávamos que eles seriam caros, mas conseguimos economizar cerca de R$ 20 mil do que foi gasto o ano passado. Espero que a novidade se torne uma prática nos próximos anos e um exemplo a ser seguido. Em janeiro, vou apresentar um projeto na Câmara Municipal para que todas as festividades da cidade tenham fogos sem os barulhos”.

Show da Virada

A queima de fogos terá início à meia-noite e deve durar de 10 a 12 minutos. O evento contará com o repertório da banda Três Karas, que canta músicas sertanejas em ritmo de samba. As músicas foram compostas pelo músico sertanejo Fábio Muniz e pelos sambistas Fabrício Flores e Arildinho Fraga (Amigos S/A).

Fonte: G1

  • Compartilhe

  • Imprimir Imprimir
  • Comunicar Erro

Enviar para um amigo
Comunicar erro

eu apoio a anda

Lúcia Veríssimo

LV

Existe um ditado que diz: diga-me com quem ANDAs e te direi quem és. Então, se vc tá seguindo essa pegada, quer dizer qu

Lúcia Veríssimo
Atriz

Atriz

Monja Coen

monja coen

Quando Shakyamuni Buda tem a sua experiência iluminada, ele diz: “Eu, a terra e todos os seres juntos nos tornamos o cam

Monja Coen
Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista

Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista

Veja todos os depoimentos »

Facebook
Você é o repórter
Siga a ANDA: