EnglishEspañolPortuguês

ONG de Jundiaí (SP) ganha novo espaço para reabilitação de grandes felinos

31 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Novo recinto tem 3.000 m² e simula o ambiente onde eles vivem. Foto: Reprodução/ TV TEM
Novo recinto tem 3.000 m² e simula o ambiente onde eles vivem. Foto: Reprodução/ TV TEM

A associação Mata Ciliar de Jundiaí (SP) inaugurou nesta semana um novo espaço para atender os grandes felinos. O recinto vai ajudar no trabalho de reabilitação de onças pintadas, suçuaranas, jaguatiricas, lobos guarás e cachorros do mato, entre outras espécies. A ideia é aumentar a chance desses animais voltarem à natureza.
O recinto é a parte final da reabilitação dos animais que chegam debilitados na Mata Ciliar. As onças e outros felinos ficam em um espaço da ONG durante um dia, em média. Após o período, os animais passarão a ser transferidos ao novo recinto. O espaço tem três mil metros quadrados, é cercado por alambrado de cinco metros de altura e equipado com câmeras de monitoramento e sistema antifuga.
O primeiro “inquilino” será a suçuarana Araçatuba, encontrada ferida em um galpão instalado na cidade de Araçatuba (município a 509 quilômetros de Jundiaí). O animal foi tratado e está prestes a voltar à natureza. O felino deve permanecer 3 semanas no novo cativeiro para perder o peso que ganhou.
A coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, explica o que o novo espaço muda na recuperação dos animais. “[Reabilitar os animais] É o objetivo, não só pelo bem-estar do animal, mas também porque necessitamos que eles ocupem o seu habitat natural para uma qualidade de vida melhor deles e do meio ambiente. Eles cumprem uma função biologica no habitat natural e esse recinto vai possibilitar que eles se exercitem, cacem, sejam observados, de forma distante, sem nunca ver gente e nunca queiram mais ter esse encontro com as pessoas, que pra eles é negativo”, afirma.
Fonte: G1.

Você viu?

Ir para o topo