EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga-verde é encontrada morta em praia de Fortaleza (CE)

31 de julho de 2016
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: WhatsApp/TV Cidade
Foto: WhatsApp/TV Cidade

O corpo de uma tartaruga-verde (Chelonia mydas) foi encontrada morta próxima a uma barraca da Praia do Futuro, em Fortaleza. Imagens encaminhadas ao WhatsApp da TV Cidade mostram o animal boiando dentro da água com uma linha amarrada no pescoço. A tartaruga aparece em estado de decomposição. Com as ondas, pedaços do corpo se espalham.

Segundo a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossitemas Aquáticos (Aquasis), é comum se encontrar tartarugas na Praia do Futuro, principalmente mortas. “A mortalidade desses animais é grande. Algumas vezes elas são capturadas por acidente e em outras situações, morrem por conta de lixo jogado no mar”, disse o médico veterinário Vitor Luz, da Aquasis. Apesar de ser comum, a Associação informou que não recebeu nenhum chamado deste caso específico. A doutora em Ciências Biológicas do Instituto de Ciências do Mar (Labomar), Regine Helena Fernandes, afirmou que existem alguns relatos da aparição destes animais na Praia do Futuro. “Não sei se aparecem com frequência, mas existem alguns relatos”.

O Projeto Tamar, que estuda e cuida da conservação de tartarugas, classifica esta espécie como extinta, assim como as demais espécies de tartarugas marinhas. O animal pode ser encontrado em mares tropicais e subtropicais, em águas costeiras com muita vegetação e ao redor das ilhas. A tartaruga-verde pode medir até 143 centímetros e pesar 160 kg.

No Nordeste são facilmente encontradas na Bahia e Rio Grande do Norte. Estima-se que em todo o mundo existam 203 mil fêmeas em idade reprodutiva.

Procuramos o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para comentar sobre o animal encontrado na Praia do Futuro, mas as ligações não foram atendidas.

Fonte: Cnews

Você viu?

Ir para o topo