EnglishEspañolPortuguês

OAB cria comissão e também investiga obra e morte de peixes do Aquário do Pantanal

31 de julho de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Milhares de peixes estavam em quarentena em tanques improvisados na sede da PMA  (Foto: Arquivo/ValdenirRezende/CorreiodoEstado)
Milhares de peixes estavam em quarentena em tanques improvisados na sede da PMA
(Foto: Arquivo/ValdenirRezende/CorreiodoEstado)

Além da comissão permanente de auditoria do Governo do Estado, outro grupo também foi criado para apurar o Aquário do Pantanal. A Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul (OAB/MS) criou um grupo de trabalho para apurar a morte de animais que seriam expostos no Aquário, mas que morreram.
A equipe também deverá analisar contratos para saber se houve transparência durante o processo de licitação e execução da obra. Os integrantes serão advogados membros de Comissões da OAB.
“A OAB é guardiã da ordem democrática e constitucional, e assim temos o dever de buscar esclarecimentos para apurar a veracidade das informações que estão sendo divulgadas”, afirmou Júlio Cesar, presidente da entidade.
A obra deveria ter sido inaugurada em outubro de 2014, e por isso muitos animais foram capturados ou adquiridos e colocados em instalações provisórias inadequadas. Para Helena Clara Kaplan, presidente da Comissão de Meio Ambiente (Comam) da OAB e relatora desta comissão temporária, a morte dos peixes é uma das questões que precisam ser esclarecidas. “Nossa preocupação é apurar de quem é a responsabilidade, porque a morte dos animais configura crime ambiental”.
A secretária-adjunta da Comam, Sheila Giacometti, também é membro da comissão temporária e relata que as primeiras providências já foram tomadas. “Os ofícios com questionamentos e solicitações já foram encaminhados. Vamos aguardar as respostas para que a Comissão possa analisar e a Seccional tome as medidas cabíveis, se forem necessárias”.
Fonte: Correio do Estado
Nota da Redação: Aquários e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos como o do Aquário do Pantanal servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de aquários e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.

Você viu?

Ir para o topo