EnglishEspañolPortuguês

Golfinho que encalhou em Ubatuba (SP) deverá voltar para o mar nesta quinta-feira

31 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O golfinho que foi encontrado neste domingo (27/07), na Praia de Itamambuca, tem previsão de ser devolvido ao mar nesta quinta-feira (31/07). Devido às condições do mar e ao seu cansaço e fome, o golfinho foi levado ao CRETA (Centro de Reabilitação e Tratamento de Animais Aquáticos).

No domingo, o Instituto Argonauta, foi acionado por conta de um golfinho juvenil da espécie Stenella clymene encalhado em Itamambuca (Ubatuba). Por telefone, a equipe do Instituto instruiu aos colaboradores na praia sobre os procedimentos a serem tomados até a chegada da equipe ao local.

O filhote macho estava ativo e aparentemente sem indícios de nenhuma patologia. Foram realizados os procedimentos e constatado que o quadro era estável.

Após inúmeras tentativas de reintrodução, o animal voltava a encalhar, principalmente por estar cansado, com fome e por conta do mar agitado.

Desta forma, o animal foi levado ao CRETA (Centro de Reabilitação e Tratamento de Animais Aquáticos), um dos programas do Instituo Argonauta. No local, recebeu cuidados veterinários adicionais, alimentação, descansou e está em observação. Nadando bem ele se alimenta regularmente, ainda esta semana ele deve voltar ao seu habitat.

“Esta é uma espécie oceânica, e com o forte vento Leste que sopra em direção a terra, o animal – que ainda é juvenil encontrou dificuldades para ir para mar aberto. Assim, aguardaremos que o vento amaine para liberá-lo de barco”, afirma Hugo Gallo oceanógrafo e Presidente do Instituto Argonauta. Ele acrescentou que este é o primeiro registro feito pela equipe desta espécie na região.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Instituto Argonauta

Mantido através do convênio com a Petrobras e parceria com o Aquário de Ubatuba, o Instituto Argonauta para a Conservação Costeira e Marinha opera desde julho de 1998, tendo atendido desde então mais de 2100 animais. O Instituto Argonauta tem como objetivo projetos de pesquisa e ações voltados à preservação dos oceanos e da vida marinha, além do desenvolvimento e o apoio à cultura e educação com ações de conservação ambiental, defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente.

A equipe do Instituto Argonauta recomenda que ao encontrar um animal marinho debilitado, o ideal é não se aproximar, pois, dependendo da espécie, o mesmo pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Deve-se ligar para o órgão responsável da cidade ou diretamente para o telefone do Instituto (12) 3833-4863 ou (12) 3834-1382, que atende as ocorrências entre Angra dos Reis/RJ e São Sebastião/SP.

Fonte: Radar Litoral

Você viu?

Ir para o topo