EnglishEspañolPortuguês

Ferido, filhote de peixe-boi é resgatado no interior do Amazonas

31 de julho de 2014
1 min. de leitura
A-
A+
Segundo o veterinário do Inpa/MCTI, Anselmo D'Affonseca, o filhote deverá ficar em quarentena.. Foto: Raimundo Valentim/ Acervo DA
Segundo o veterinário do Inpa/MCTI, Anselmo D’Affonseca, o filhote deverá ficar em quarentena..
Foto: Raimundo Valentim/ Acervo DA

Um filhote de peixe-mulher de aproximadamente três meses de vida foi encontrado, no último domingo (27), por um pescador às margens do lago Uixi e resgatado. O animal estava muito magro e tinha ferimentos em uma das nadadeiras.

“Quando eu vi o filhote, fiquei alguns minutos observando se a mãe estava por perto. Aí vi que estava só, peguei e levei pra casa. Avisei a minha filha que estava na cidade para ela ligar para o Inpa”, conta Jerônimo Matos, pescador.

Ela estava sendo mantido em cativeiro há dois dias na Comunidade Inajatuba, zona rural do município de Itaituba (distante a 356 quilômetros da capital amazonense), até a chegada da equipe de pesquisadores da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Eles foram até o município, com apoio da Prefeitura de Itapiranga-AM, para buscar na manhã desta quarta-feira (30) o filhote, que deverá passar por procedimentos médicos no Centro de reabilitação do Instituto.

Segundo o veterinário do Inpa/MCTI, Anselmo D’Affonseca, o filhote deverá ficar em quarentena.

“Ele já recebeu a fórmula láctea, desenvolvida no LMA/Inpa, assim que a equipe chegou ao local e deve ainda ser submetidos a alguns exames para que tenhamos um diagnóstico mais completo do quadro de saúde”, ressalta.

Fonte: D 24 AM

Você viu?

Ir para o topo