EnglishEspañolPortuguês

Campanha de Vacinação Antirrábica começa na segunda (4) em Foz do Iguaçu (PR)

31 de julho de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

A partir da próxima segunda-feira, dia 4 de agosto, começa a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos realizada pelo Centro de Controle Zoonoses – CCZ de Foz do Iguaçu, que visa à prevenção da Raiva animal, doença controlada no município. A campanha vai ter duração de aproximadamente 45 dias, onde se pretende vacinar todos os cães e gatos das residências.

A vacina é gratuita e fornecida pelo Governo Federal, através da 9ª Regional de Saúde. A última ocorrência de transmissão de raiva em Foz, foi de cão para cão em 2002. Mas, ainda ocorre na população de morcegos.

Segundo o coordenador de Mobilização e Educação do CCZ, Thiago Cavalcante de Oliveira, “É importante a vacinação dos animais, pois uma vez infectados a letalidade da doença é de 100%, em animais e em humanos. Na campanha do ano passado, foram vacinados 46.920 cães e 6.719 gatos, totalizando 53.225 animais vacinados pelo CCZ”, disse o coordenador.

Os Agentes de Controle de Endemias do CCZ, realizarão a vacinação dos animais de casa em casa, de segunda á sábado das 08h ás 14h. Todos os ACE’s do CCZ são treinados e capacitados para aplicação da vacina e a realizam há vários anos.

Comunicado

O Centro de Controle Zoonoses comunica aos moradores de Foz que deixem uma pessoa responsável no imóvel, para receber o agente de endemias e também para responder as perguntas sobre o Censo Animal, que será realizado ao mesmo tempo com a vacinação. O censo servirá para levantar informações sobre a população animal no município.

Serão realizadas algumas perguntas com os moradores da residência como data de nascimento do animal (real ou aproximada); vacinação, inclusive com comprovação através da carteirinha de vacinação do animal, a renda familiar e o endereço completo (incluindo o CEP) da residência.

“Pedimos que as pessoas já levantem essas informações com antecedência, para agilizar o processo durante a coleta feita pelo Agente de Endemias,” observou Oliveira.

As residências que estiverem fechadas no ato da visita das equipes de vacinação, receberão o aviso de visita, e deverão levar os animais até o CCZ para receber a vacina.

Fonte: Portal Iguaçu

Você viu?

Ir para o topo