EnglishEspañolPortuguês

Em caso raro, rinoceronte sobrevive após ter chifres arrancados por caçadores

31 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Foto: Suzanne B. Rudham/Saving the Survivors/AP
Foto: Suzanne B. Rudham/Saving the Survivors/AP

Uma rinoceronte-fêmea na África do Sul que sobreviveu pós caçadores lhe cortarem os chifres, deixando uma imensa ferida em sua face, teve uma piora em seu quadro médico. Conservacionistas disseram nesta sexta-feira (29), porém, que o animal está começando a se curar.
Ao esfregar a face contra as paredes do local em que está confinada, a rinoceronte-fêmea danificou e forçou a retirada máscara protetora que usava, informou o grupo Saving the Survivors [Salvando os Sobreviventes, na sigla em inglês]. A máscara havia sido colocada na face do animal, que tem 4 anos de idade, em uma cirurgia realizada em 18 de maio na província de Eastern Cape.
Os caçadores atingiram o rinoceronte-fêmea com um dardo de tranquilizante e cortaram os chifres enquanto ela estava sedada. Ela ganhou o nome de Hope [esperança, em inglês].
Num pronunciamento, o veterinário William Fowlds disse que a máscara protetora da Hope vai ser deixada de lado por ora, apesar das preocupações com o risco de infecção. Fowlds afirmo, entretanto, que a formação de tecido e o crescimento da circulação sanguínea na área afetada indicavam que a cura estava começando.
Hope recebeu mais antibióticos e outros medicamentos para impedir que larvas de moscas se criem na ferida. O veterinário diz que a rinoceronte-fêmea ainda tinha um caminho “muito longo” de recuperação.
Invasores mataram mais de 1,2 mil rinocerontes em 2015 na África do Sul, que abriga a maior parte da população mundial desses animais. A procura por chifres de rinoceronte é alta em partes da Ásia, onde o material é visto como um símbolo de status e um medicamento, apesar de faltarem evidências de que ele tenha qualquer poder curativo. O chifre é feito de queratina, uma substância que também é encontrada nas unhas humanas.
Fonte: IG

Você viu?

Ir para o topo