EnglishEspañolPortuguês

Goianos já se preocupam em adaptar casas e apartamentos para animais

30 de agosto de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Tela de proteção é instalada em portão sem comprometer visualmente a casa Foto: Divulgação/ Cinthia Siqueira
Tela de proteção é instalada em portão sem comprometer visualmente a casa Foto: Divulgação/ Cinthia Siqueira

Moradores de Goiânia (GO) já começam a se preocupar em adaptar suas residências para dar mais conforto e segurança aos animais domésticos. As medidas também facilitam a rotina dos guardiões com a limpeza dos imóveis e cuidados com os animais. Medidas simples surtem efeito positivo.
A nova tendência é um reflexo do aumento do índice de cães e gatos em residências. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado em junho, 44,3% dos lares têm pelo menos um cão e 17,7%, ao menos um gato.
Acima da média nacional, a arquiteta e integrante do grupo Protetoras Independentes de Goiânia, Cinthia Siqueira, de 44 anos, cuida de 11 cachorros e seis gatos, todos sem raça definida. Por isso, a casa dela já conta com adaptações, como telas de proteção em janelas e sacadas. Como o portão é vazado, também foi preciso instalar o material na parte baixa, mas sem comprometer visualmente a fachada da residência.
A artista plástica e professora Elani Maria Paludo, 49 anos, chegou a mudar de um apartamento para uma casa para dar mais liberdade ao gato Nicolas. Para deixar o bichano solto em casa, ela telou todo o fundo da residência, onde ainda pendura brinquedos.
A residência de Cinthia passa por reforma. Ao definir as alterações, ela considerou os animais e formas de facilitar a limpeza. Na varanda, por exemplo, está sendo assentado um porcelanato retificado fosco. Arquiteto de uma loja de materiais de construção, Rodolfo Naves afirma que o piso é ideal para quem tem animais.
“A urina do animal é ácida e pode manchar o piso com brilho. O fosco resiste melhor. E, por ser retificado, o rejunte entre eles é fino ou quase imperceptível, o que reduz o acúmulo de sujeira porque o rejunte é onde escurece e mais chupa sujeira do piso. Melhor ainda se for impermeável”, explica.
Cinthia conta que os gatos só ficam no interior de casa por não existir uma convivência amigável entre eles a maioria dos cachorros dela. Então, um corredor para gatos também vai ser instalado na parte externa da casa, entre duas janelas, para que eles possam passear. Ele será feito com estrutura de metal, base de madeira e fechado por tela rígida.
Tinta
Cinthia, que também é mãe, escolheu tinta lavável para pintar a casa. “Não tenho escolha, com as crianças e os animais não têm como não ser lavável para facilitar a limpeza”, disse.
O arquiteto Rodolfo ainda orienta que usar textura nas paredes não é uma boa opção. “A textura é irregular. É mais indicado trabalhar com um material que tenha uma limpabilidade maior”, explicou.
Rodolfo ressalta que, na hora de reformar ou construir, os clientes devem escolherem produtos que atendam melhor às necessidades de cada um. Muitas vezes há opções com baixo custo que proporcionam um resultado de qualidade.
Produtos especializados para residência com animais estão em exposição na Construshow, que acontece até este domingo (30), no Centro de Convenções de Goiânia, com entrada franca.
“Há milhares, e uma variedade de produtos que atendem às mais diversas demandas. Ao fazer a escolha certa, ele vai ter um resultado bem mais satisfatório e durável”, diz o arquiteto.
A artista plástica Elani Maria Paludo produziu uma fonte de água com materiais simples. Ela a colocou dentro de casa em um local de fácil acesso, pois gatos gostam de beber água fresca. “Usei embalagem de sorvete, uma bombinha de aquário e uma mangueira. Não gastei mais de R$ 45 e foi eficaz. Ele passou a tomar muito mais água”, comemora.
Para quem deixa os animais só dentro da casa ou apartamento, móveis planejados são uma boa opção. “Existem muitos móveis para animais que não são trambolhos. Pode-se mandar fazê-los para que não destoem da decoração do ambiente”, diz a arquiteta.
Fonte: G1.

Você viu?

Ir para o topo