EnglishEspañolPortuguês

Espécie rara de gavião encontrada com ferimentos está em tratamento

30 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Gavião-real foi capturado em Laranjal do Jari, o Amapá. Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental
Gavião-real foi capturado em Laranjal do Jari,
o Amapá. Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental

A espécie rara de gavião-real, que foi encontrada no dia 10 de agosto, em Laranjal do Jari, a 265 quilômetros de Macapá (AP), por uma equipe do Batalhão de Polícia Ambiental segue em tratamento no Centro de Tratamento de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto de Meio Ambiente (Ibama), na Zona Norte da capital.
Segundo o Batalhão, o animal estava na casa de um morador da região que passou a cuidar da ave após recolhê-la à margem da BR-156 com um corte em uma das asas. A suspeita é que ela tenha se chocado com a rede elétrica. O veterinário do Cetas, Dárcio Nunes, diz que o quadro clínico do animal apresentou melhoras.
“Ele foi medicado, hidratado e está recuperando o peso. Hoje o quadro clínico dele está muito melhor, ele mesmo se alimenta e está mais independente. Estamos aguardando a coordenação geral do Ibama para saber o destino do animal. Ele poderá voltar para a natureza, o que seria o ideal, mas ainda não foi confirmado”, explicou.
A espécie de gavião encontrada no Sul do Amapá é rara no país e encontra-se na lista de animas em extinção. A ave resgatada está na fase adulta e mede cerca de um metro de envergadura.
De acordo com o Batalhão, antes de ser encaminhado para o Cetas, o gavião-real foi levado para a sede do Batalhão Ambiental, onde recebeu os primeiros cuidados específicos. O gavião permaneceu cerca de dez dias na casa do morador em Laranjal do Jari. A polícia conseguiu descobrir o caso após o recebimento de um chamado do município.
“A gente pede que ao encontrar um animal silvestre as pessoas liguem para o Batalhão Ambiental ou para algum órgão especializado para que a espécie receba o quanto antes os atendimentos”, comentou a sargento Fernanda Silva.
Fonte:G1

Você viu?

Ir para o topo