EnglishEspañolPortuguês

Baleias francas são avistadas em praia no Sul de Florianópolis (SC)

30 de julho de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Duas baleias francas, possivelmente mãe e filhote, foram avistadas no início da manhã de quarta-feira (29) na Praia do Morro das Pedras, em Florianópolis.
De acordo com a diretora de pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, esse é um período em que as baleias francas procuram o litoral catarinense para se reproduzir. “Elas costumam aparecer em julho e ficam até novembro, mas neste ano chegaram antes”, diz Karina.
Segundo a pesquisadora, elas têm comportamento costeiro e é relativamente fácil avistá-las nessa época do ano, desde que o mar esteja calmo. “O Morro das Pedras é um lugar privilegiado, podemos dizer que é até um mirante, a praia não é arenosa, tem mais profundidade e, com isso, elas acabam se aproximando mais”, afirma Karina.
Nos próximos dias, o Projeto Baleia Franca fará um sobrevoo com o objetivo de identificar mais exemplares de baleia franca. Segundo Karina, mais de 700 já foram catalogados entre a região Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A coloração esbranquiçada que elas apresentam na cabeça são uma espécie de “impressão digital”. “São calosidades onde se acumulam os chamados ‘piolhos de baleia’. Eles dão essa coloração. A distribuição dessas manchas permite o reconhecimento individual dessa espécie. A gente consegue identificar por meio de um banco de imagens e saber até quantos filhotes já tiveram”, diz Karina.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo