EnglishEspañolPortuguês

Onça atropelada foi transferida para Campo Grande (MS)

30 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Elias Dias
Foto: Elias Dias

Uma onça parda adulta, que foi vítima de atropelamento na manhã de segunda-feira (28), foi encaminhada na manhã de ontem (29), para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) de Campo Grande.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, o animal, que tem de quatro a cinco anos, foi atropelado na rodovia BR-158, nas proximidades do aterro sanitário. Funcionários da empresa de celulose Fibria viram o animal agonizando as margens da estrada e comunicaram os policiais ambientais. Uma equipe se deslocou até o ponto indicado e encontrou a onça com alguns ferimentos, mas aparentando estar bem. Com o auxílio de brigadistas da empresa, os policiais ambientais colocaram o animal em uma jaula e o levaram para a sede da PMA.

De acordo com o tenente Pedro dos Santos Braga Filho, comandante da PMA, não foi preciso utilizar nenhum medicamento para anestesiar o animal. “A onça estava muito debilitada e não esboçava nenhuma reação. Foi fácil contê-la”, disse Braga. De acordo com o oficial, a PMA registrou um crescimento nos casos de aparecimento de animais desta espécie na região. “Somente nos últimos meses já foram três ou quatro casos semelhantes com onças, inclusive é importante lembrar que não são apenas onças pardas que existem na região. Já registramos casos de onça pintada também”, contou o tenente.

Na sede da PMA, a onça foi examinada pelo médico veterinário, Antônio Empke, coordenado do Centro de Controle de Zoonoses de Três Lagoas. “Pelas primeiras análises que fiz, pude constatar que de fato o animal passa por dificuldades, mas apesar dos ferimentos obtidos no acidente, o problema maior deste animal é a questão de uma infecção interna, uma doença que possivelmente ela já possuía”, explicou o veterinário.

Ainda de acordo com Empke, não foi possível constatar a doença que afeta o animal por falta de estrutura. “Infelizmente, nós não temos condições aqui em Três Lagoas de fazer um exame mais elaborado e descobrir o que de fato acontece com o animal. Por isso, já providenciei a transferência da onça para o Cras”, explicou o veterinário. A onça seguiu para Campo Grande às 5h de ontem, onde permanecerá internada até ser reabilitada. Depois, ela deve retornar para Três Lagoas.

CRAS local

Por conta do grande número de animais que vem sendo atropelados nas rodovias estaduais e federais, principalmente nas áreas onde existe grandes plantações de eucalipto, a diretora regional do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Délia Villamayor Javorka, disse que já foram realizadas reuniões com representantes das empresas de celulose e que em breve Três Lagoas irá receber um Centro de Triagem de Animais. “Já nos reunimos três vezes, e as conversas estão bem adiantadas, muito em breve teremos um centro aqui na região”, disse a diretora em entrevista concedida à equipe de reportagem da TVC.

Fonte: Jornal do Povo

 

 

Você viu?

Ir para o topo