EnglishEspañolPortuguês

Conheça Thumper, o gato que conseguiu superar a deficiência e andar

30 de julho de 2014
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Era improvável que o gato Thumper pudesse andar um dia, mas quando ele deu o seu primeiro passo, não havia ninguém na sala capaz de segurar as lágrimas.

O pequeno Thumper estava em situação de rua e foi encontrado abandonado em um jardim. Havia três ninhadas de filhotes nos arbustos, “deixados para morrer”. Nove filhotes foram salvos naquele dia pela ONG People and Cats Together (PACT), incluindo Thumper. A PACT tem a missão de resgatar gatos, castrá-los e encontrar lares para eles, e já resgata incontáveis animais há anos, mas Thumper foi um caso único. As informações são do Huffington Post.

Thumper não conseguia acompanhar seus irmãos. Ele não podia sequer ficar de pé, suas pernas traseiras não eram fortes o suficiente para apoiá-lo, e ele se movia rastejando e arrastando seu corpo pelo chão. O animal parecia querer desesperadamente brincar com os outros filhotes, mas suas pernas não o ajudavam.

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Membros da PACT levaram-no ao veterinário e foi diagnosticada uma doença neurológica rara. O veterinário disse que alguns gatos se recuperam, e outros não, e ele não sabia se Thumper conseguiria caminhar um dia.

Se a PACT não tivesse resgatado Thumper naquele dia no jardim, não haveria meios dele sobreviver. Ele seria pego por outro animal, ou atropelado, ou ainda não teria sido capaz de se mover para procurar comida e abrigo.

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Jane, responsável pelo resgate, e Anita, a tutora temporária (ou “mãe adotiva”) de Thumper, pensaram juntas em jeitos de ajudar na sua reabilitação, para que ele pudesse viver a sua vida como um filhote normal. As possibilidades de se encontrar um lar para um gato com necessidades especiais seriam significativamente menores que para um gato saudável. A PACT teve a ideia de providenciar uma cadeira especial para ajudar a fortalecer as pernas de Thumper. Algumas pessoas foram céticas quanto à chance de recuperação de Thumper desta maneira, mas mais uma vez que ele recebeu a pequena ajuda extra de que precisava, ele deu os seus primeiros passos.

O gato passou a caminhar cada vez mais rápido a cada dia. Suas pernas foram ficando mais fortes, e logo ele estava até mesmo correndo com a ajuda da cadeira. Após duas semanas de terapia, Thumper provou a todos os que duvidaram, que eles estavam errados. Segundo a reportagem, nunca um gato foi tão determinado a andar como ele. Pouco tempo depois, ele não precisou mais da cadeira de rodas e pode ficar de pé e andar sozinho.

Foto: Huffington Post
Foto: Huffington Post

Quando isso aconteceu, nada mais parou Thumper, que começou a brincar igualmente com seus irmãos e amigos. Ele saltava sobre os outros gatinhos, e corria atrás de brinquedos, sem nunca parecer se cansar. Passou a pular no colo das pessoas e aproveitar todo o amor e a atenção adicional que recebia por ser especial. Tudo o que ele queria era ser como os outros gatos, e realmente se tornou – correndo como qualquer outro gato, porém com uma energia a mais. Seria impossível saber que Thumper foi incapaz de andar um dia, o que faz dele um gato ainda mais extraordinário.

Depois de sua recuperação, que ocorreu no final do ano passado, o animal foi disponibilizado para adoção, e logo conseguiu um lar permanente e amoroso. A sua história serve para lembrar às pessoas de que nada é impossível quando um animal recebe cuidado e amor, pois eles têm uma vontade imensa de viver.

Para saber mais sobre a PACT, visite o site.

Você viu?

Ir para o topo